Piotr Riabov (Пётр Рябов), um dos mais notórios historiadores do anarquismo na Rússia, professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Pedagogia de Moscou, autor de livros, foi preso por causa de uma palestra sobre a história do movimento anarquista. Ele foi sentenciado a seis dias de prisão e entrou em greve de fome.
A prisão ocorreu em 9 de outubro na Bielorússia, para onde Riabov viajou para palestrar. A polícia invadiu a palestra e prendeu o historiador e a mais de vinte pessoas que vieram para a palestra. Todos foram levados à delegacia e interrogados. A polícia apreendeu os livros e outros materiais impressos que Riabov ia usar durante a palestra. Naquele dia, todos foram liberados após os interrogatórios.
Mas no dia 10 de outubro, Riabov foi detido novamente na estação ferroviária quando estava voltando para Moscou. Ele foi julgado no dia 11 de outubro e sentenciado a seis dias de prisão. Ele foi acusado de vandalismo e de divulgação de materiais extremistas. Foi considerada extremista a revista “Liberdade ou morte” No 6, de 2007.
Em protesto, ele entrou hoje, dia 11 de outubro, em greve de fome.
Piotr Riabov (Пётр Рябов), juntamente a Vadim Damier, é o principal historiador contemporâneo do anarquismo na Rússia.
Precisa de solidariedade internacional e de apoio urgente.
Notícia sobre o ataque da polícia à palestra do historiador:
Милиция атаковала лекцию Петра Рябова в Гродно (обновляется)
Notícia sobre o julgamento:
Link com a notícia sobre a prisão:
Notícia anunciando as palestras do historiador: https://pramen.io/ru/2017/10/lektsii-petra-ryabova-v-grodno/
Link para página do historiador da universidade na qual leciona: http://mpgu.su/staff/ryabov-petr-vladimirovich/