Esse foi o destino de Miasnikóv e sua família. Por seus ideais, pagou o preco final. Mas não foi apagado da memória histórica. Quaisquer que tenham sido suas falhas, e foram muitas, sua carreira heroica, sua recusa em comprometer seus princípios tanto sob o czarismo como sob o bolchevismo, são prova suficiente de sua integridade revolucionária. Tais homens raramente são esquecidos. O historiador da Rússia, explorando os anos após 1917, é conduzido várias e várias vezes a oposicionistas do estilo de Miasnikóv, a suas críticas da política oficial e suas propostas alternativas de construção de uma sociedade socialista. A visão central de Miasnikóv – a visão da participação dos trabalhadores na gestão, de democracia proletária e partidária, de liberdade de discussão e debate, sobreviveu na dissidência soviética recente, e está por chegar o dia em que suas ideias, expressas com tanta persistência e auto-sacrifício, influenciarão a modelagem da política comunista em benefício do povo russo. Por Paul Avrich

 

Introdução

Miasnikóv merece uma atenção mais cuidadosa do que tem tido até agora por parte de historiadores ocidentais.

Antes e durante a Revolução Russa

“Você diz que eu quero liberdade de imprensa para a burguesia. Ao contrário, eu quero liberdade de imprensa para mim mesmo, um proletário, um membro do partido por quinze anos”.

Depois da expulsão do partido

“Vemos como os níveis mais altos da burocracia do partido desconfiam cada vez mais de nós, nos consideram, proletários declarados, como ignorantes e politicamente iletrados, e usam palavras como ‘proletariado’ e ‘operário’ meramente como retórica”.

Exílio e últimos anos

Quaisquer que tenham sido suas falhas, sua carreira heróica, sua recusa em comprometer seus princípios, são prova suficiente de sua integridade revolucionária. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here