Por Invisíveis

Trabalhadores da UFG denunciam que a empresa Liderança vem praticando uma grande injustiça com os funcionário da limpeza da instituição. Eles dizem que a empresa vem “avisando” os empregados no ato da entrega do atestado de tratamento de saúde que tem gente sendo demitida por isso. Outros dizem que a empresa tem um “acordo” que só é “permitido” 1 atestado por ano. Parece ser verdade. Só no mês de Agosto foram percebidas pelo menos 8 demissões sem justa causa após entrega de atestado. Os trabalhadores e trabalhadoras demitidos muitas vezes não têm reclamações pelo trabalho feito e são considerados importantes para o bom funcionamento dos espaços em que trabalham.

É o caso do CEPAE, por exemplo, em que funcionários, professores, estudantes e pais estão se mobilizando para manter uma funcionária que é querida e respeitada no lugar. Funcionários e professores estão fazendo um abaixo assinado e dia 21/08 cerca de 50 alunos fizeram uma manifestação no pátio em solidariedade à trabalhadora.

O Invisíveis denunciou recentemente que os trabalhadores da limpeza não estão tendo acesso a equipamentos adequados, tendo que trazer de casa material de limpeza. De 2013 a 2017, já houve uma redução de mais da metade dos funcionários, aumentando a área que cada um limpa. Em 2013, eram em média 875 m2. A partir de 2017, são 1825 m2. Diante de uma situação desgastante de trabalho, é uma crueldade enorme colocar um alvo nos trabalhadores que precisam cuidar da sua saúde ou da de entes queridos.

A UFG precisa garantir o bom trabalho e um tratamento digno aos funcionários que prestam serviço pra instituição. Os avisos prévios que foram dados precisam ser revistos imediatamente e aos funcionários que quiserem, deve ser garantido que eles continuem trabalhando. A empresa também precisa parar com essa política de restringir e “avisar” quem entrega atestados. O direito de cuidar da saúde deve ser garantido para todos os trabalhadores, independente do seu vínculo.

O ataque a qualquer trabalhador é um ataque contra todos!

A solidariedade dos estudantes e trabalhadores da instituição é fundamental nesse momento. Os estudantes do CEPAE deram o exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here