Por Invisíveis
No último dia 15 de agosto, estudantes que ocupam o prédio da reitoria da UERJ Campus Maracanã foram brutalmente agredidos por vigilantes a mando da reitoria e da empresa terceirizada CONQUISTA, que não paga seus funcionários desde o mês passado. Segue abaixo uma breve linha do tempo com os principais desenvolvimentos dessas lutas, a partir de publicações na página de Instagram do Invisíveis.
[14/08]: UERJ OCUPADA LUTA CONTRA A AEDA 038 E O QUE OS TERCEIRIZADOS PODEM FAZER?
Estudantes em luta contra a AEDA 038 OCUPAM A UERJ contra o plano de retirar acesso de mais de 6 mil alunos a assistência estudantil. Ela segue a greve deflagrada a partir de hoje, junto com técnicos e professores.
Para trabalhadores TERCEIRIZADOS que estão com pagamento atrasado, além de vales alimentação e transporte parcelados. Desde vigilantes, AUXILIARES ADMINISTRATIVOS, a LIMPEZA, que PARALISOU NA SEXTA FEIRA DIA 9, e está sendo intimidados pela empresa CONQUISTA com ameaças de faltas e demissão… Este é o momento de UNIR FORÇAS E PARALISAR JUNTOS!
PARA TRABALHADORES DA APPA, CNS… DA JARDINAGEM E ELEVADORES. Este é o momento de EXIGIR O DISSÍDIO, VALES ALIMENTAÇÃO E EVITAR NOVOS ATRASOS!
RELATOS DE TERCEIRIZADA: “VOCÊS TINHAM QUE PARAR ISSO TUDO LOGO. A CONQUISTA TA AMEAÇANDO A GENTE COM FALTA, BOTA NOSSOS NOMES EM LISTA DE GREVISTAS. ASSIM A GENTE PARA DE TRABALHAR TAMBÉM.”
OUTRA FUNCIONÁRIA AUXILIAR ADMINISTRATIVA: “POR FAVOR, ME DIGAM QUE VOCÊS VÃO FICAR ASSIM OCUPANDO… NÃO DEIXA NINGUÉM ENTRAR AMANHÃ. NAO QUERO IR TRABALHAR. NAO ASSIM SEM PAGAMENTO.”
TERCEIRIZADO DA LIMPEZA: “TEM MAIS É QUE OCUPAR MESMO. DIA 14 E NADA DE PREVISÃO DE PAGAMENTO PRA GENTE. A SUPERVISÃO NÃO ESTÁ LA NA SALA DA EMPRESA, SEQUER PRA DAR EXPLICAÇÃO! TO ADORANDO VOCÊS OCUPAREM.”
REITORIA DA UERJ SUSPENDE ATIVIDADES PARA NÃO RECONHECER PARALISAÇÃO E OCUPAÇÃO DO CAMPUS MARACANÃ
REITORIA da Gulnar emitiu uma nota pela @uerj.oficial suspendendo as atividades da UERJ, devido à ocupação dos estudantes promovida contra a AEDA 038/2024.
Essa reação é para não reconhecer que na verdade está ocorrendo uma PARALISAÇÃO DO TRABALHO, desde a GREVE ESTUDANTIL, COM PROFESSORES E TÉCNICOS PARALISANDO.
Além disso, trabalhadores TERCEIRIZADOS (as) estão sofrendo calotes nos pagamentos por suas chefias de empresas. A empresa CONQUISTA está atrasando pela OITAVA VEZ O PAGAMENTO. DEVENDO DISSÍDIO, DANDO CALOTE EM RESCISÕES DE CONTRATOS. No salário família e auxílio maternidade. Dos VIGILANTES, AUXILIARES ADMINISTRATIVOS E LIMPEZA, QUE PARALISOU ATIVIDADES DESDE SEXTA, DIA 9 DE AGOSTO.
Na CNS, empresa dos elevadores, atrasa pagamentos em vários meses. Parcela vale alimentação e deve DISSÍDIO DO SALÁRIO.
PRIME do bandejão, tem atrasado pagamentos também. E tem parcelado vales alimentação e transporte também. A APPA na jardinagem atrasa pagamentos de funcionários.
Por isso, essa PARALISAÇÃO é uma OCUPAÇÃO PELOS ESTUDANTES com ato de solidariedade aos demais TRABALHADORES. Mesmo que a luta contra a AEDA 038/2024 e sua exclusão de mais de 6 mil estudantes do acesso a assistência, seja o principal motivo dessa situação. É preciso LEMBRAR que as empresas ameaçaram com faltas e demissões quem paralisar. E ocorre em meio a lutas e paralisações de trabalhadores terceirizados.
[15/08]: OCUPAÇÃO DA UERJ MARACANÃ INVADIDA A MANDO DA GESTÃO DE SEGURANÇA DA UERJ
Ver essa foto no Instagram
Infelizmente chefia de segurança colocou terceirizados para atacar e agredir estudantes, entre esses, mulheres. A empresa Conquista não paga salários, da calotes em dissídios e faz redução desses salários. E ainda faz o serviço de puxa saco da reitoria, que protege seus lucros.
Importante lembrar que vigilantes são seguranças patrimoniais e não tem atribuição de repressão. E estão usando para reprimir movimentos sociais na universidade. Seria isso um desvio de função?
Além de serem submetidos a controle político e terrorismo, pois não podem paralisar ou protestar por seus direitos, são empurrados a agredir pessoas em condições de vida parecidas. Estudantes como trabalhadores em formação, ou trabalhadores lutando por assistência sendo cortada pela AEDA 038/2024.
Funcionaria da limpeza da CONQUISTA (MESMA EMPRESA): “COVARDIA ISSO, ESSES SEGURANÇAS TUDO SEM SALÁRIO, SEM DISSÍDIO, SEM DIREITOS AGREDINDO ESTUDANTES”
UERJ E EMPRESA CONQUISTA FAZEM ATAQUE ILEGAL A OCUPAÇÃO DO CAMPUS MARACANÃ E AMEAÇAM OCUPAÇÃO DA REITORIA
Sem reintegração de posse pronta, a reitora Gulnar manda a gestão da segurança da UERJ colocar os VIGILANTES para agredir estudantes que ocuparam o Campus Maracanã contra a AEDA 038/2024, que está excluindo mais de 6 mil alunos da assistência.
Segundo relatos, o @sindicatodosvigilantesrj foi impedido de entrar na UERJ, querendo apontar para os vigilantes que eles não são obrigados a obedecer a essas ordens. Pois são PATRIMONIAIS, a não podem atuar agredindo pessoas com fim de repressão de protestos. Segundo a PORTARIA DG/PF Nº 18.045 (documento em nossa linktree na bio).
Isso seria um DESVIO DE FUNÇÃO e violação de relações trabalhistas. Um uso ILEGAL do trabalho dos vigilantes por parte da UERJ e da empresa CONQUISTA. Isso além de atrasar pagamentos, demitir em massa, dar calote em rescisão. Parcelar vales alimentação e transporte. A ação ocorreu pelo desespero da Reitoria e por não ter uma reintegração de posse.
VIGILANTE DISSE: “Mano, tô sem salário, sem transporte, sem comida, sem FGTS, tenho família. Hoje mermo tô com fome, nervoso, cansado. Aí esses filhos da puta botaram a gente pra fazer esse trabalho de merda. A gente não aguenta mais”
Com a destruição da ocupação da UERJ, os estudantes se esforçam para manter a OCUPAÇÃO DA REITORIA e manter sua forma de reinvidicar seus DIREITOS. E pedem que TODOS E TODAS COMPAREÇAM NA UERJ E DENUNCIEM O CERCO REPRESSIVO ILEGAL QUE ESTÁ SENDO FEITO.
VENHAM PARA A OCUPAÇÃO PARA GARANTIR A LUTA CONTRA A AEDA 038!
Ver essa foto no Instagram
[19/08]: CONQUISTA PAGA LIMPEZA E AUXILIARES ADMINISTRATIVOS, MAS DÁ CALOTE EM MULTAS POR DIAS ATRASADOS
Depois de cometer um dos maiores atrasos de pagamentos. Ficando 15 dias sem dar salário aos funcionários. Depois de um mês de paralisações e conflitos. Da limpeza fazendo greve e luta do contra a violência da chefia cobrando faltas.
E VIGILANTES AINDA NÃO RECEBERAM. Sendo usados em serviços ilegais, com a empresa se aproveitando do fato de estarem om FOME e sem salário, para convocar para agredir estudantes ocupando a UERJ Maracanã e a reitoria contra a expulsão de 6 mil alunos pela AEDA 038.
MESMO ASSIM a CONQUISTA PAGA O SALÁRIO DE SEUS FUNCIONÁRIOS. Mas VIOLANDO CLÁUSULA SEXTA DA ÚLTIMA CONVENÇÃO COLETIVA DA LIMPEZA, QUE OBRIGA A EMPRESA A PAGAR 2% A MAIS SOBRE O SALÁRIO DE CADA FUNCIONÁRIO, POR CADA DIA ATRASADO.
E ainda está devendo dissídio dos salários, que estavam rebaixados. As rescisões dos demitidos. Segue parcelando vale alimentação e transporte.
As (os) trabalhadoras (os) terceirizadas (os) da limpeza, vigilância e auxiliar administrativas (os) seguem observando seus chefes. Nenhum roubo mais será impune.
CONQUISTA CONTINUA A PERTURBAR A VIDA DE TRABALHADORES TERCEIRIZADOS
“Sou auxiliar do Hospital Pedro Ernesto, pela Conquista, até hoje não recebi adicional de insalubridade e nem a passagem. Faz 3 meses isso.”
LIMPEZA: “A Conquista pagou nosso salário, ele líquido é 1610 reais. Mas com os descontos, vale alimentação e transporte e outros… A gente leva 1310 por aí. Eles tão devendo mesmo é o dissídio da gente e a multa pelos atrasos. E tem gente que levou empréstimo, porque a empresa faz essa falcatrua aí. Ai tem gente que pega 20 reais e fica devendo. Mas teve desconto de 100 ou 200 reais. Não sei que juros é esse. E ainda tem as faltas, que eles disseram não iam dar. Mas tão dando. Depois da paralisação que a gente fez quando tava sem pagamento.”
“Já to há 4 meses sem rescisão desde que fui demitida. Essa semana é a audiência. Esses safados não querem me pagar. Vamo ver no que dá”
“Sou auxiliar e ainda não recebi meu salário. O pior que tô de licença maternidade e o INSS já repassou o meu salário pra eles, só que eles comeram. Pois não pagaram.”