Por Invisíveis

TERCEIRIZAD@, COMO SE ORGANIZAR E LUTAR POR DIREITOS?

O que a gente mais se depara entre terceirizados e demais trabalhadores é o medo e a necessidade de cautela. Se somos INVISÍVEIS para a sociedade e no trabalho, ser INVISÍVEL publicando relatos ANÔNIMOS pode ser uma vantagem. Mas e depois disso?

Diante de qualquer possibilidade de protesto, denúncia ou paralisação, patrões colocam como pressão: DEMISSÃO, DESCONTOS, ADVERTÊNCIA, PUNIÇÕES, etc.

Essa fragilidade não acontece à toa. Empresas se beneficiam disso, sindicatos omissos são parte do problema (do sistema?). Gestores crescem se beneficiando e subordinando terceirizados.

Além de denunciar e publicar relatos anônimos, o coletivo Invisíveis faz uma aposta e um convite. E se esse isolamento virar uma REDE DE APOIO? Categorias se ajudando e fazendo protestos (mantendo o anonimato, o tipo 2, ou, com participação aberta de funcionários, tipo 1). Ajudando a articular Greves, que pela LEGISLAÇÃO pode ser feita pôr COMISSÃO DE TRABALHADORES. E ainda pode EXIGIR presença no SINDICATO.

Há etapas e possibilidades a serem feitas, formas de mobilização (ofensiva e defensiva), de resistência (passiva ou ativa, coletiva ou individual). Mesmo com potenciais diferentes, o importante é a garantia da ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES.

Isso de acordo com as necessidades de luta. Contra assédios e INTENSIFICAÇÃO do trabalho, como ocorre na @sollservicos e @gavea.facilities . Com pressões e calotes como na empresa MULTIPLY no Hospital Universitário Pedro Ernesto. Em calotes no FGTS NA @conquista.grupo e na @desaservicos, ou negando ADICIONAL DE INSALUBRIDADE NA @cns.nacional . E em calotes abertos pela @nutryenerge.ref . Ou com assédios e calotes em REAJUSTE SALARIAL como na @desaservicos e @capital_ambiental e @contato.infinityservices

Tudo isso com a convivência do poder público: @uerj.oficial @ufrj.oficial @uffoficial @seeducrj

Não tem milagre ou solução fácil. Só resta um chamado para ORGANIZAR A RESISTÊNCIA NO TRABALHO. “Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça”, como disse Chico Science e Nação Zumbi. Não se organizar é ficar exposto ao pior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here