Feios, sujos e malvados sob medida: a história social da medicina

Debate Cedem/Unesp 30/09/09

Quando: 30/09/09 às 18h30
Local: CEDEM/UNESP – Praça da Sé, 108 – 1º andar, esquina com a Rua Benjamin Constant (metrô Sé)
(11) 3105 – 9903 – www.cedem.unesp.br

Feios, sujos e malvados sob medida. A utopia médica biodeterminismo (1920-1945), editora Alameda – 2009, livro de Luis Ferla, será o centro do debate no próximo dia 30 de setembro, quarta-feira às 18h30, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP.

O determinismo biológico presente na medicina e na criminologia da primeira metade do século XX não é um acontecimento isolado no tempo. Em Feios, sujos e malvados sob medida a densidade histórica do biodeterminismo é investigada com rigor, analisando os discursos médicos e as estratégias oficiais voltados aos indivíduos considerados “feios, sujos e malvados”. Dessa maneira, o historiador Luis Ferla realiza uma refinada análise sobre a patologização dos comportamentos anti-sociais, ou “desviados”, e sobre as articulações entre ciência e “defesa social”.

A rebeldia, o silêncio, as resistências jurídicas e a resignação podem ser armas poderosas contra a transformação do corpo humano em puro objeto de desvendamento científico, como afirmavam as teorias racistas da virada do século XX. Assim, o competente historiador compreende que a história do biodeterminismo é mais complexa e menos evidente do que um jogo de contrários. Feios, sujos e malvados sob medida interroga com maestria o mosaico de ações e teorias, de utopias sociais e de ambiguidades característico das diversas intervenções científicas sobre o corpo humano entre 1920 e 1945. Uma história complexa, pois seu desenho caminha do trabalho ao crime e vice-versa, envolvendo os esforços por identificar e tratar desde o homossexual até o doente mental, passando por epiléticos e portadores do que já se nomeou como sendo “loucura moral”. Um trabalho sobre as medidas criadas institucionalmente para regrar o corpo e a alma cuja leitura é essencial para pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. O livro representa uma importante contribuição à história social e cultural da São Paulo do entre-guerras, mas também à história da ciência e da medicina. Luis Ferla responde com maestria ao desafio colocado, e o resultado é uma obra instigante e consistente.

Expositor
Luis Ferla
Graduação e Doutorado em História – USP
Professor de História Contemporânea – UNIFESP/Campus Guarulhos

Debatedor
Janes Jorge
Graduação, Mestrado e Doutorado em História – USP; Professor de História –
PUC/SP

Mediadora
Jacy Machado Barletta
Mestre em História e Historiografia da Educação – USP
Foi Professora da rede pública de ensino e é Historiógrafa do CEDEM/UNESP

PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!

Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here