Atentado contra trabalhador sem terra no sul da Bahia

No dia 30 de novembro de 2009 na propriedade Conjunto São José no município de Santa Luzia, do Proprietário Cláudio Bezerra, dezenas de policiais militares cumpriram ordem judicial, deram reintegração de posse, contra 45 famílias, integrantes do MOVIMENTO CETA, que ocupavam o imóvel desde 2009.

Este imóvel já tinha sido ocupado em 2006 pelo mesmo grupo depois de um manifesto contra a chegada do monocultivo do eucalipto, pois se suspeitava que estivesse nos planos da VERACEL comprá-lo ou um terceiro (laranja).

Nestes anos sofreu cerca de 4 despejos.  Na Pauta do movimento em negociação com INCRA este imóvel o proprietário negociou para vistoria, que aconteceu no primeiro semestre deste ano. Devido às prioridades do Governo Federal com o Agronegócio, impossibilita a desapropriação, o INCRA trabalha em morosidade para satisfazer a política governamental.

Apesar de vistoriada a área, o proprietário havia anteriormente nomeado o sobrinho José Carlos Bezerra apelidado de CACAU, como gerente administrativo de seus imóveis aqui no sul da Bahia. O sobrinho inconformado do acordo para vistoria, assinado por seu tio, entrou com o pedido de reintegração de posse, expedido pelo JUIZ Local.

Deu-se a reintegração de posse cerca de 10hs00min do dia 30 de novembro de 2009 com dezenas de policiais militares. Durante o despejo o José Carlos Bezerra disparou um tiro no trabalhador Jorge Alves Souza, que o atingiu nas Nádegas com pouco ferimento. Que cerca de uma hora depois prestou queixa na Delegacia de Policia Local, aguardam inquérito policial.

Agora as famílias encontram-se acampadas às margens, próximo ao Distrito de BETANIA às margens da Bahia Santa Luzia a Canavieiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here