Ato pela retirada das tropas brasileiras do Haiti
Foi assassinado o professor Louis Jean Filbert, no dia 8/10, quando participava de uma manifestação em frente ao Ministério Nacional da Educação, em Porto Príncipe, que reivindicava o acesso universal à educação.
O secretário-geral da CTSP (Central de Trabalhadores do Serviço Público), Josu, coordenador da UNNOH (União Nacional dos Professores do Haiti), no qual Filbert militava, denunciou seu assassinato e pediu solidariedade.
No país, a indignação marcou uma série de mobilizações para protestar contra mais esta violência. Outras entidades ligadas a educação, como o CONEH (Corpo Nacional de Educadores Haitianos), a FENATC (Federação Nacional dos Tecnicos em Educação e Cultura) e o GIEL( Grupo de Inciativa dos Professores dos Liceus), fizeram, junto com a UNNOH, uma entrevista coletiva onde denunciaram a ação da polícia contra a manifestação.
Assim, aqui no Brasil, em solidariedade, convidamos a todos a participarem do ATO pela Retirada das Tropas que será na sexta próxima, dia 15/10, às 19 hs, na Assembléia Legislativa, uma iniciativa de protesto contra a morte do sindicalista haitiano, que enviará uma carta de solidariedade ao seu sindicato (UNNOH).