I Festival InterUnesp Contra as Opressões
O Diretório Central dos Estudantes da Unesp-Fatec, em resposta a execrável atitude ocorrida no INTERUNESP convocou a realização de um grande Festival contra as opressões. O chamado à construção do festival abre o debate sobre o papel que deve cumprir as manifestações artísticas e atuação dos artistas em geral. A partir disso, convidamos a todas/os artistas que se colocam na perspectiva de superação da discriminação e opressão a construírem este grande festival que será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro no campus da UNESP/Marília.
mais informações: dceunespfatec.blogspot.com
MR.LÚDICO – São Paulo – SP (Folk Rock)
http://www.myspace.com/mis
OFICINAS: Práticas Circenses, Dança Afro-Comtemporânea, Dança do Ventre, Graffite
KATAVENTO- São Paulo – SP (Reggae)
http://www.myspace.com/katavento
PROJETO PAIERO – Franca – SP (Indie Rock)
http://www.myspace.com/projetopaiero
OS RÉLPIS – Araraquara – SP (Psicodélico)
http://www.myspace.com/osrelpis
YODO – Assis – SP (Rock and Roll)
www.myspace.com/yodorock
PODEROSO CHEFÃO – Marília – SP (Rock And Roll)
http://www.myspace.com/bandapoderosochefao
JAMES RICOTSKY E THE ORIGINAL DANCERS – São Paulo (Experimental)
http://carolazevedo.zip.net/
PARTIDO DOS POETAS POBRES – Marilia (Indie Rock)
http://palcomp3.com/poetaspobres/
DESCASCANDO CEBOLA – Marília – SP (Chorinho)
NETO, JHONNY, AFRORIMA – Marilia – SP (Hip Hop)
MORADAS BAND – Marilia – SP (Pop/Rock)
FUÁ DE FULO – Marilia – SP (Forró)
CARLOS LATUFF – (Cartunista e Ativista Internacional)
CIA MOBILES DE TEATRO – (Apresentação Brutas Flores)
I FESTIVAL INTERUNESP CONTRA AS OPRESSÕES
Chegamos em um final de ano marcado por uma onda assustadora de diferentes formas de opressão e violência, como as agressões físicas aos homossexuais na Av. Paulista por jovens da classe média, a incitação da estudante de Direito, Mayara, de que os paulistas afogassem os nordestinos, a declaração da Presbiteriana Universidade Mackenzie em defesa da homofobia, as agressões morais de colegas sobre uma estudantes negra da PUC e a asquerosa violência contra as mulheres perpetrada durante os “Jogos InterUnesp”, dessa vez, por meio do intitulado “Rodeio das Gordas”.
Ao mesmo tempo em que esses crimes permanecem impunes ou são julgados de maneira pouco eficiente, a mesma justiça, polícia, Estado e Reitoria avançam nas punições e repressão aos estudantes, trabalhadores e lutadores – como a notificação da Reitoria aos membros do DCE ameaçando-os de “punição na forma da lei” por terem se manifestado publicamente contra o “Rodeio das Gordas” e ter exposto o quanto a Reitoria é conivente com essas opressões. Conivência essa que se confirma na medida em que os Diretores e a Reitoria se negam a financiar o transporte dos estudantes ao Festival e tudo indica que os agressores permanecerão impunes, se depender da sindicância da Reitoria, por “falta de provas”.
É dentro desse contexto que o DCE organiza e convida todos/as os/as estudantes a participarem do I Festival InterUnesp Contra as Opressões para mostrar que é possível, e necessário, integração e festa sem violência, para dizer à Reitoria e ao Estado que os/as estudantes da UNESP não aceitarão calados/as a naturalização das opressões, a impunidade dos agressores e a conivência da justiça e da burocracia.
O evento será realizado das 18:00 do dia 03/12 às 6:00 do dia 05/12 no campus da UNESP de Marília e contará com a presença do cartunista Latuff; oficinas de dança, circo e arte; apresentação de grupos de dança, teatro e intervenções diversas; discussão e muita música e integração com uma dezena de bandas independentes. E mais: É GRATUITO