A Comunidade Dandara, localizada no bairro Céu Azul, em Belo Horizonte-MG, caminhou nesta terça, dia 05/07, mais de 20 km para acompanhar a audiência pública designada pelo juízo da ação de reintegração de posse proposta pela Construtora Modelo, proprietária do terreno.
Essa foi a 3ª grande marcha realizada pela Dandara em direção ao Centro de BH. Foram cerca de 10 horas de caminhada, com intervalo para o almoço. Mulheres, homens, idosos e crianças gritaram palavras de ordem exigindo negociação.
A audiência começou às 14 horas e teve a participação de 3 mães da Dandara, os advogados do Serviço de Assistência Judiciária da PUC Minas, Defensoria Pública, Ministério Público, Prefeitura, Governo Federal (Ministério das Cidades) e representantes e advogados da Construtora Modelo. O Governo do Estado, apesar de ter sido notificado pelo juízo para a audiência, simplesmente não compareceu.
Após longo debate, o Juiz entendeu que as partes estão dispostas a buscar uma saída negociada. Porém, para ser possível um acordo, foi encaminado um estudo que será realizado por uma comissão técnica formada pela Construtora, arquitetos ligados à Dandara, técnicos do Ministério das Cidades, da Prefeitura e do Ministério Público Estadual.
No dia 4 de agosto, haverá nova audiência no Fórum para verificar se as partes conseguiram elaborar um projeto que atenda ao mesmo tempo aos interesses da comunidade e da empresa proprietária do terreno, a partir de estudo técnico quanto às possibilidades de manejo da área.
Essa audiência representou importante passo para a busca de uma solução digna para o grave conflito social que envolve a vida de 900 famílias da Comunidade Dandara. Seguimos em luta…
Frente pela Reforma Urbana Brigadas Populares
Pátria Livre! Poder Popular!