FELCO apresenta o lançamento do filme ‘Carlos Marighella – quem samba fica, quem não samba vai embora’
O documentário – que foca o período da luta armada de resistência à Ditadura Militar, de 1964 até a morte de Marighella, em dezembro de 69 – é um resguardo e instrumento de difusão da memória de Carlos Marighella.
O título da obra é uma referência a uma carta homônima escrita por Carlos Marighella aos revolucionários de São Paulo, em dezembro de 1968.
“O fundamental na organização são os grupos e a atuação de baixo para cima. Uma coordenação ativa e revolucionária leva a ação para diante. Os grupos devem unir-se de baixo para cima, a partir da ação. Podem ser feitas ações em conjunto. Todos os grupos nossos ou não nossos devem ser chamados para a ação conjunta, para ICR, seja para o que for contanto que acabe a ditadura e o imperialismo. De todo modo, o problema é quem samba fica, quem não samba vai embora” é o trecho da carta escrita por Marighella, quase um ano antes da sua morte.
O lançamento será no dia 10/12 (sábado) às 19h na MatilhaCultural. Após a exibição será realizado debate com a presença do diretor Carlos Pronzato.
Matilha Cultural – Rua Rêgo Freitas, 542 – República – São Paulo – SP