Lançamento do documentário “MADRES DE PLAZA DE MAYO, memória, verdade, justiça” de Carlos Pronzato, na sala WALTER DA SILVEIRA. Entrada Franca.

Local: Sala Walter da Silveira, Biblioteca Pública do Estado. Rua General Labatut, 27, Barris. Tel. 71 3117-6000

A Praça de Maio é o palco que abriga há mais de trinta anos, nas tardes de quinta feira, as Madres que marcham e rondam, respectivamente, como Associação Madres de Plaza de Mayo e Madres de Plaza de Mayo – Linha Fundadora, em busca de memória, verdade e justiça. Contra o tempo e ao revés do ponteiro do relógio, elas desfilam com seus lenços brancos, redesenhando uma história que não pode ser esquecida.

Em 30 de abril de 1977, 14 mulheres fazem pública a “desaparição forçada” dos seus filhos através das ações genocidas do terrorismo de Estado da ditadura argentina (1976-1983). Esse plano sistemático do horror incluiu o seqüestro, a detenção em locais clandestinos, a tortura, a apropriação de menores, a desaparição seguida de morte.

O documentário resgata o testemunho das Mães da Praça de Maio que 32 anos depois continuam marchando frente a Casa Rosada pelos 30.000 desaparecidos mantendo vigente o reclamo por memória, verdade e justiça. Inclui depoimento de Adolfo Pérez Esquivel, Premio Nobel da Paz de 1980.

As Madres de Plaza de Mayo tem propagado seu exemplo de luta levando a sua solidariedade a outras mães de desaparecidos e presos políticos da América Latina e do mundo, participando ativamente nas lutas sociais dos que acreditam que uma ordem mundial mais justa é possível.

Direção, câmera e roteiro: Carlos Pronzato

Edição: Vitor Sarment

Produção: La Mestiza audiovisual

Co-produção: Santo Antonio Filmes

Duração: 40 minutos

Basic RGB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here