Debate «O Brasil, a Globalização e as Esquerdas». Com Giuseppe Cocco e João Bernardo
À margem da crise europeia, o Brasil é apresentado como um caso de sucesso económico, no quadro da emergência dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), mas também exemplo das possibilidades de uma política governativa à esquerda, na senda do percurso do PT e de Lula da Silva. O caso brasileiro é, no entanto, objecto de interpretações diversas e de leituras críticas que propomos discutir neste debate em que teremos connosco Giuseppe Cocco e João Bernardo. Autor de MundoBraz: o devir-mundo do Brasil e o devir-Brasil do mundo, livro em que procurou pensar tanto os efeitos da globalização na realidade brasileira como a hipótese de uma «brasilianização» dos processos globais, Giuseppe Cocco foi nos anos 70 um militante da área da autonomia italiana, realizou o seu doutoramento em França nos anos 90 e nessa mesma década partiu para o Brasil, onde seria colaborador do ministro Tarso Genro. É autor com Antonio Negri de Global: Biopoder e Lutas em uma América Latina globalizada e é actualmente professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro. João Bernardo foi professor em várias universidades brasileiras e é actualmente membro do conselho editorial do site «Passa Palavra». Autor de diversos trabalhos na área da história e da política, sobre marxismo ou sindicalismo, e publicou recentemente Labirintos do Fascismo (2003) e A Democracia Totalitária: teoria e prática da empresa soberana (2004). Vive entre Portugal, onde o seu percurso militante remonta aos anos 60, e o Brasil.
Dia 6 de Julho, sexta-feira, às 19h
Casa do Brasil de Lisboa (Rua Luz Soriano, 42, Lisboa)
Organização: UNIPOP
Como se não fosse suficiente ter conhecido a miséria política da imigração portuguesa em Paris e Bruxelas há quarenta e cinco anos atrás, tenho de conhecer também as misérias políticas da imigração brasileira em Lisboa.
A Unipop organizou um «Debate» com Giuseppe Cocco e João Bernardo, previsto para a próxima sexta-feira, dia 6 de Julho (http://unipop.webnode.pt/news/debate-%7C-o-brasil%2c-a-globaliza%C3%A7%C3%A3o-e-as-esquerdas/ ). Mas o que deveria ser um debate foi transformado pela Casa do Brasil em Lisboa numa «Conversa com Guiseppe Cocco» (http://www.casadobrasil.info/index.php/agenda ). Para rematar esta operação de alquimia, o texto explicativo foi cortado a meio de uma linha, remetendo para uma página interior a apresentação do João Bernardo. E assim um debate, para o qual são necessárias pelo menos duas pessoas, ficou convertido numa conversa, para a qual basta uma, o que me leva a cancelar a minha participação na cerimónia.
A iniciativa do evento e a sua organização cabem à Unipop, e a Casa do Brasil em Lisboa seria apenas o local. Moral da história. Quem tem as chaves da arca dá o pão a quem quer.