BOLETIM DA OCUPAÇÃO DO INCRA PELOS
ASSENTADOS E ASSENTADAS DO MILTON SANTOS

16 de janeiro de 2013

As famílias do Assentamento Milton Santos, localizado em Americana e Cosmópolis (SP), permanecem na sede da superintendência do INCRA de São Paulo, ocupada na madrugada de ontem. Assentados e apoiadores reivindicam a revogação do despejo das famílias, que pode ocorrer a partir do dia 24 deste mês. Para que isso aconteça a presidente Dilma Rousseff precisa assinar o decreto de desapropriação por interesse social da área.

Como não houve nenhuma decisão favorável para a situação do assentamento por parte do INCRA ou do Governo Federal, as famílias irão se manter organizadas no prédio por tempo indeterminado. No primeiro dia foram criados grupos internos para garantir a organização do espaço em relação à segurança, alimentação, comunicação, limpeza e formação, para além da coordenação da ocupação.

Durante o dia de ontem, diversas organizações, grupos de cultura, grupos estudantis e parlamentares visitaram a ocupação e demonstraram seu apoio às famílias. Hoje pela tarde será realizada um ato político-cultural para discutir o fortalecimento da luta e as formas de resistência. A questão dos despejos de famílias de suas moradia tem ocorrido no país de diversas maneiras. Faz-se necessário fortalecer a organização dos movimentos de esquerda e, ainda, a luta pela reforma agrária e dos trabalhadores, uma vez que a política atual se mostra praticamente inexistente neste aspecto.

Assentados afirmam que já aprenderam com o massacre do Pinheirinho, ocorrido no começo do ano passado, que não irão acreditar em promessas e vão manter a própria luta até que as conquistas sejam efetivadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here