Debates Cedem/Unesp: «Uma História da UNE»
Uma história da UNE (1945 – 1964)
Debate Cedem/Unesp: 10/06/14
Uma história da UNE (1945-1964) – editora Pontes (1ª edição, 2014), é o tema do Debate Cedem/Unesp, que será realizado no dia 10 de junho de 2014 às 18h30, promovido pelo Cedem – Centro de Documentação e Memória da Unesp.
“A UNE, ao contrário do que pregavam políticos conservadores, nunca foi um aparelho dos comunistas. O autor nos mostra que havia disputas renhidas pela sua direção. Depois de um momento liberal inicial, forças de esquerda e de direito se revezaram o seu controle. A pesquisa de André Mattos destrói mitos. Não é verdade que a entidade sempre foi “partidária”. Os estudantes organizavam-se em partidos e por isso era natural que tais agremiações compusessem a entidade. Mas a direita também o fazia.
O livro mostra como os alunos de direita eram organizados. Acontece que ontem como hoje a direita já acusava a partidarização da entidade e conseguia encarnar o mito de uma UNE apolítica, voltada apenas para temas gremiais e corporativos. No entanto, a esquerda estudantil sempre conjugou as lutas específicas dos estudantes como os temas nacionais: a luta pela meia-entrada no transporte e meios de diversão; a presença nos tumultos populares contra fasificação de alimentos do comércio e as tarifas caras de transporte público; a participação da entidade na campanha “O petróleo é nosso”. Sua presença cultural no teatro, nas edições de livros e no cinema também foram marcas da rebeldia juvenil” (Lincoln Secco).
Palestrante: André Luiz R.R.Mattos – graduado em Ciências Sociais e mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Unesp, Campus de Assis-SP. Atualmente é professor universitário e pesquisador no Grupo de Estudos sobre Integralismo e Outros Movimentos Nacionalistas, na linha de estudos sobre as Direitas, tema que desenvolve em pesquisas sobre o movimento estudantil e as juventudes organizadas entre as décadas de 1940 e 1950. Dentre as publicações, escreveu “Uma História da UNE (1945-1964)” e “A cidade de São José do Rio Preto durante a greve estudantil de 1962” (in: Terra (In)Cógnita: novos estudos sobre São José do Rio Preto).
Debatedor: Lincoln Secco (à confirmar) – historiador e prof. livre docente de História Contemporânea da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Letras da USP.
Mediação: Antônio Celso Ferreira – historiador, professor titular da Unesp – campus em Assis/SP e coordenador do Cedem/Unesp.
Duração: 2h30
Vagas limitadas: 70
PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!
Inscrições gratuitas – enviar nome completo, e-mail e instituição para:
Sandra Santos, e-mail: [email protected] .
Certificado de participação
Local: Cedem/Unesp: Praça da Sé, 108, 1º andar (metrô Sé) – (11) 3116 – 1701