Por Passa Palavra

Com base em notícias recebidas directamente da Coreia do Sul, podemos informar o seguinte:

A greve na Ssangyong Motor Company, em Pyeongtaek, na Coreia do Sul, terminou no dia 5 de Agosto, após 77 dias de luta.

Na última semana, entre 500 e 600 operários, controlando apenas as oficinas de pintura (as restantes instalações já haviam sido ocupadas pela polícia e pelos fura-greves), sem gás, sem água e sem electricidade, mal tendo alguma coisa para comer, conseguiram repelir sucessivos ataques da polícia. Helicópteros da polícia sobrevoavam a baixa altitude, difundido por altifalante música ensurdecedora, para que os operários ocupantes não pudessem dormir. Os helicópteros lançaram grandes quantidades de gás lacrimogéneo, misturado com elementos tóxicos que provocavam queimaduras na pele, sem que os operários os pudessem lavar, devido à falta de água. Destacamentos de elite da polícia foram transportados de helicóptero para o telhado das oficinas de pintura, onde atacaram os operários, muitas vezes agredindo-os seriamente. Dois operários caíram do telhado e ficaram gravemente feridos. Por fim, a 5 de Agosto um assalto final conquistou o piso principal das oficinas de pintura.

Depois da rendição, o presidente da secção local do Sindicato dos Operários Metalúrgicos Coreanos (KMWU), que, apesar de não constar da lista de despedimentos [demissões], participou em toda a ocupação, negociou um acordo que parece ser definitivo. Dos 976 operários que ocuparam a fábrica, 52% manterão o emprego, depois de um layoff [suspensão] de um ano sem salário, dependendo da situação económica daqui a um ano; 48% serão dispensados em sistema de reforma [aposentadoria] antecipada, recebendo o equivalente a 5 meses de pagamento por despedimento.

Parece que a polícia mantém 66 operários sob prisão, e é possível que eles venham a sofrer uma grave incriminação. Os 5.000 trabalhadores existentes no início da ocupação (22 de Maio), incluindo 1.000 funcionários técnicos e administrativos, recomeçaram a produção no resto da fábrica na segunda-feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here