NOTA SOBRE AS DECLARAÇÕES DE SILVIO PINHEIRO À IMPRENSA DE SALVADOR

A Articulação dos Movimentos e Comunidades do Centro Antigo de Salvador, Artífices da Ladeira da Conceição da Praia, Associação Amigos de Gegê dos Moradores da Gamboa de Baixo, Associação de Amigos e Moradores da Chácara Santo Antônio, Movimento Nosso Bairro é 2 de Julho, Movimento dos Sem Teto da Bahia e o Coletivo Rio Vermelho em Ação vêm, por meio deste, informar à imprensa local que repudiamos qualquer tentativa de atribuição de tutela partidária ou institucional a movimentos de trajetórias independentes e que atuam com pauta própria e em defesa dos seus territórios, diariamente atacados pelos poderes federal, estadual e municipal.

Falamos da matéria do Bahia Notícias e do Metro 1 publicadas em 27/10/2015. Informamos, quanto às declarações de Silvio Pinheiro, que os citados movimentos sociais pediram uma questão de ordem para interromper a última audiência pública convocada pela Prefeitura para o debate sobre a Minuta do Plano Diretor, que se alastrava por mais de 8 horas. O Edital de convocação trazia expressamente o horário de término da audiência, 15h. Mas, a prefeitura queria empurrar o PDDU, às custas da fome e do cansaço dos presentes. Na fala do movimento, foi solicitada uma votação simbólica para saber quem concordava com a interrupção da audiência e 90% da plenária levantou a mão. Alheio a isso, Sílvio Pinheiro seguiu a audiência.

A plenária, formada também por estudantes, professores e trabalhadores, rebelou-se com palavras de ordem pedindo mais audiências. Um grupo de 5 ou 6 homens coagiram as pessoas que se manifestaram contra a truculência da prefeitura. O Ministério Público, então, recomendou a interrupção da audiência, ratificando a fala da plenária, que já havia apontado o Edital e horário como questão de ordem. Silvio Pinheiro disse que seguiria, e que não acataria a recomendação, pois “existiam pessoas dispostas a debater”. Aqui, afirmamos que essas pessoas dispostas a debater eram os 5 ou 6 homens citados acima como coatores, dispostos a aplaudir a Mesa ou coagir quem ousasse discordar dela. Os presentes, estudantes, professores, movimentos sociais, se retiraram às 18h30, e a audiência seguiu até às 19h30 com o auditório quase vazio.

Rejeitamos, também, a atribuição da entrega do Troféu à “oposição”. O Troféu Trator de Ouro PDDU 2015 foi um protesto à forma atropeladora, truculenta, como a Prefeitura tem alcançado formalmente a participação social. O troféu foi confeccionado por integrantes dos coletivos acima citados e entregue por Maura Cristina da Silva, integrante do Movimento dos Sem Teto da Bahia, na audiência, a Silvio Pinheiro e Tânia Scofield.

Reafirmamos a nossa independência e, ainda, que este modelo de planejamento urbano não nos representa, pois, trata-se de mais uma, dentre tantas violências, direcionadas à Cidade e ao Povo Negro.

troféu

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem colocada essa nota de repúdio ao autoritarismo imposto pelo então secretário Silvio Pinheiro. Todo respeito ao autores.

  2. Sou coordenadora estadual do MSTB,e fiquei completamente estarrecida com a DEMOCRACIA do nosso país.
    Esse secretário Silvio Pinheiro nada mais é que, AUTORITÁRIO,MACHISTA,CAPITÃO DO MATO E DEBOCHADO.
    Um grupo de seis homens e uma mulher estavam presentes para nos provocar, agredir verbalmente e fisicamente.
    Foi horrível.

  3. Parabéns aos que lutam por uma Cidade, onde todos possam viver em harmonia! Repúdio a essa Administração AUTORITÁRIA e INCOMPETENTE!Não iremos aceitar a destruição da nossa história dos nossos Bairros, do nossos verdes…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here