Um ativista dos movimentos sociais da Tessalônica denuncia a ação do governo nesta quarta-feira, que resultou em despejo de centros ocupados destinados a alojar refugiados. Por Theodoros Karyotis

arton46792-060b0Num movimento sem precedentes em tempos de “democracia”, o governo grego atacou e despejou hoje, na manhã de 27 de julho, três espaços ocupados na cidade de Tessalônica, que estavam sendo usados como abrigos para refugiados.

A mensagem que o “governo de esquerda” quer transmitir é a de que não há espaço para as respostas de solidariedade e autogestão à terrível experiência que vivem os refugiados; somente a caridade estatal e o confinamento, a marginalização e as deportações seletivas levadas a cabo por um governo que segue ao pé da letra as políticas criminais de imigração da União Europeia. O despejo chega dois dias depois do fim do “Acampamento Sem Fronteiras” na Tessalônica, que uniu milhares de ativistas de todo o continente para protestar contra estas mesmas políticas.

Uma das ocupações, Nikis, tem sido desde muito tempo um squat em Tessalônica, que se abriu a famílias de refugiados com o início da crise. Outra, Orfanotrofeio, foi reocupada ano passado com o propósito expresso de dar abrigo a imigrantes e refugiados de modo autogestionário. A terceira foi ocupada faz apenas alguns dias no centro da cidade, com o mesmo propósito.

Orfanotrofeio sofreu despejo e foi imediatamente demolida. Sob os escombros foram enterradas toneladas de remédios, alimentos, roupa e artigos de primeira necessidade que estavam destinados às famílias de refugiados, assim com objetos pessoais dos ocupantes.

grecia_2-3-6ce3e

Centenas de pessoas foram presas nas três ocupações, entre elas muitos refugiados, que foram levados a campos de detenção, assim como militantes gregos e europeus do movimento de solidariedade aos refugiados que se encontravam ainda (ao meio-dia de 27 de julho) sob custódia policial.

Não é a primeira vez que o governo do Syriza mostra sua cara autoritária. Depois da aplicação de desastrosas medidas de austeridade que os governos anteriores – de direita – eram incapazes de levar a cabo, também compete com a direita no campo da repressão dura contra os que não abandonaram a luta pela liberdade e pela dignidade humanas.

Em resposta, uma multidão de pessoas ocupou a sede do Syriza na Tessalônica. Grandes forças da polícia antidistúrbios cercam o edifício, e há grande possibilidade de confronto violento.

Estão sendo organizados por toda a Grécia atos, protestos e manifestações de solidariedade.

Difunda a notícia, una-se ao protesto, denuncie os atos criminosos do governo de qualquer maneira possível!

grecia_3-2-2e862

Sobre o autor: Theodoros Karyotis é membro da iniciativa de solidariedade com a fábrica Viome, sob controle operário; agradecemos sua autorização para traduzir e difundir esta denúncia. Traduzido do espanhol (ver aqui) pelo Passa Palavra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here