Em ato político realizado ontem (19/10), em frente à sede do INCRA (Salvador/BA), militantes do MTD foram agredidos por servidores e decidiram realizar o seu II Encontro Estadual ali mesmo, permanecendo no local até que o órgão garanta os direitos do Movimento.

O II Encontro Estadual do MTD – Movimento dos Trabalhadores(as) Desempregados(as) – estava programado para acontecer em Candeias, cidade da região metropolitana de Salvador, a começar no dia de ontem (19/10). Mas no caminho do interior do estado à capital os militantes do Movimento resolveram realizar um ato em frente à sede do INCRA, localizado no CAB – Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

incra1

Essa decisão se justifica pelo clima de revolta dentro dos assentamentos, provocado pela demora na implementação das reivindicações. O MTD vem aguardando há anos o reconhecimento de dois pré-assentamentos, a desapropriação de duas fazendas (Bela Vista e Felícia), espaços localizados no município de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, e solicita vistorias em áreas para reforma agrária. Além disso, há inúmeros outros direitos adquiridos que não estão sendo garantidos pelo INCRA, que, segundo coordenadores do Movimento, nunca prioriza as pautas do MTD. O ato somente pretendia reabrir o diálogo com o INCRA e pressionar, pacificamente, para que as solicitações do Movimento fossem mais rapidamente atendidas.

A ação, que deveria ser rápida para não atrapalhar o Encontro, acabou se transformando em ocupação de todo o prédio do INCRA devido à forma como foram recebidos pelos servidores do órgão. Ao chegar no INCRA, às 10 horas da manhã de ontem (19/10), militantes do MTD foram agredidos fisicamente e o senhor José Silva, de 78 anos, se encontra ainda hospitalizado. Isso tudo aconteceu em frente as câmeras de segurança do prédio, mas as gravações não foram disponibilizadas ao Movimento.

Apesar desta não ter sido a intenção inicial do protesto, o MTD decidiu ocupar o prédio do INCRA e realizar o II Encontro Estadual ali mesmo, e permanecer no local até que o INCRA garanta ao Movimento a realização dos seus direitos. Na manhã de hoje, entretanto, após as primeiras negociações, as 300 pessoas do MTD que permanecem no local decidiram sair da área administrativa, permitindo que os servidores voltassem ao trabalho, e armou a ocupação na garagem e áreas externas do prédio.

incra-31

Entretanto, o clima no lugar não é dos melhores, com os ocupantes sofrendo a constate vigilância dos seguranças. Além do mais, está proibida a entrada de qualquer veículo de comunicação no INCRA, não sendo possível tirar fotos e conversar com os militantes do MTD. O militante do Passa Palavra teve que se passar por militante do Movimento para conseguir fotos da desocupação da área administrativa, comprovando que o prédio foi deixado sem depredações. A mídia oficial, como o jornal A Tarde, que passou toda a manhã no portão do INCRA, não pôde ainda entrar no local.

O MTD é um movimento nacional de trabalhadores, com atividades em nove estados brasileiros, e busca fomentar a solidariedade entre os trabalhadores do campo e da cidade, construindo pautas conjuntas, como a luta contra o desemprego e pela reforma agrária. Na Bahia está mais presente na região sudoeste do estado, próximo à cidade de Vitória da Conquista, e na Região Metropolitana de Salvador, nos municípios de Candeias, São Francisco do Conde e Simões Filho.

Nesse momento é importante garantir uma rede de solidariedade à ocupação, que não tem prazo para terminar. Passa Palavraincra-2

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here