f091228_prysner

No decurso de uma série de acções da associação Iraq Veterans Against War (IVAW – Ex-combatentes no Iraque contra a guerra), operação intitulada “Winter Soldiers” (Soldados de Inverno), o cabo Mike Prysner conta a sua experiência no Iraque e explica como tomou consciência da natureza da guerra que o mandaram fazer. Este vídeo foi amplamente divulgado nos EUA, entre outros pelo site do realizador Michael Moore (www.michaelmoore.com) e pelo site alternativo Common Dreams (www.commondreams.org).

Site da IVAW: www.ivaw.org.

Legendado em português pelo Passa Palavra.

10 COMENTÁRIOS

  1. É gratificante ouvir pelas palavras de um ex-combatente americano, através de seus relatos, aquilo que sustentamos sobre a natureza das ocupações norte-americanas. Divulgar o vídeo é uma bela forma comunicar nossas certezas àqueles que ainda têm dúvidas ou não sabem o que pensar.

  2. Este americano é que merecia o prémio nobel da paz! ou talvez não …porque se lho dessem era sinal que já estava consporcado.
    é vergonhoso que o sistema mais terrorista do mundo continue livre – o poder americano de bushs e obamas.
    fim às ocupações abusivas do afeganistão e iraque
    viva a paz

  3. Justas palavras as deste soldado!
    Juntemos a nossa voz à sua para construir a esperança!

  4. Devia ser visto por todas as pessoas dos países ditos “civilizados”
    Espero que a imprensa “LIVRE” destes paises tenham a coragem de o passar quer na imprensa escrita quer na audio-visual

  5. É realmente impressionante como a imagem que nos passam da situação no Iraque é um tanto ou quanto diferente da descrição feita deste soldado. A forma como os meios de comunicação são usados para manipular as pessoas também é outra coisa que me deixa parva, porque o dever de informar as pessoas morreu, agora só se mantém devidamente informado quem quer, quem vai procurar saber mais sobre. Ainda bem que temos meios de comunicar que fogem às redes do sistema. Ainda bem que existe a internet e sites como este. Um excelente vídeo que só vem sustentar aquilo que nós já sabíamos. Espero que seja divulgado em grande escala para consciencializar aquelas mentes cegas que apoiam os EUA e o seu imperialismo descarado.

  6. Assim como este soldado foi a guerra, outros tantos foram manipulado pela mídia maldita, achando que estariam fazendo alguma coisa de valor moral. Diante de tudo isso sabemos o quanto os americanos são manipulados por falsas verdades.
    Um poderoso exercito manipulado por uns poucos homens de má fé, que defendem seus próprios interesses econômicos, acima de tudo, não respeitando a dor alheia. Não pensam duas vezes em destruir um pais, se isso financeiramente for compensador.
    O ataque as torres gêmeas foi uma reação à politica agressiva dos EUA.

  7. Está na hora de uma nova REVOLUÇÃO!!

    Se estás na tropa ou progrediste na carreira militar…!!!

    DEIXEM DE SER!!!!

    P*** que os pariu!!!

    PS: e se trabalhas em “MAC’s” Manda-os F****!!

  8. O discurso do soldado foi inflamado e emocionante e realmente nos leva a refletir sobre as reais motivações de uma guerra. Mas, como advogado que sou, aprendi que toda história tem duas versões. Será que não seria interessante houvir o lado dos maiores afetados, ou seja, dos Iraquianos e dos Kwaitianos que foram os que sofreram na pele tanto os horrores da guerra, como também os horrores da ditatura de Saddam Husseim, para saber se essa guerra foi pior ou melhor para a vida deles? Tenho essa dúvida comigo há muito tempo e gostaria muito de esclarecer para não cometer a injustiça de condenar antes de houvir todos os lados envolvidos. Abraços a todos.

  9. A história por vezes nos ensinam muitas coisas…A guerra do vietnam por ex!! Devia ser obrigatório para todos os americanos, saber como a guerra começou!!
    A 1ºguerra do golfo…também…
    Quanto a 2ºguerra do golfo, já sabemos…mas lá esta…mais uma vez ” este ” e tantos outros se deixaram envolver por mentiras!!!
    Enfim, agora o que vejo neste documentário deste jovem cabo é apenas um descargo de consciência! Todos nós sabemos como são as guerras, basta para isso ver filmes, ver documentários ou então falar com ex-combatentes! Creio que são 3 coisas fundamentais antes de se alistarem seja aonde quer que seja!
    Mais vos digo, esta guerra como em tantas outras foi orquestada e planeada dentro da própria América!!! Lá esta, pelos poderosos! Ou vão me dizer que os árabes só se lembraram de sequestrar aviões no ano 2001?!?!?!? Por amor de Deus!!!
    Tudo feito dentro dos EUA!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here