Conforme divulgamos, realizamos hoje um protesto na Subprefeitura da Capela do Socorro, reivindicando um posicionamento da Subprefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde sobre a criação da UBS Cantinho do Céu.

Depois do acorrentamento de alguns manifestantes, fomosrecebidos pelo Subprefeito e por representantes da Secretaria de Saúde, e foi atendida a nossa reivindicação. Foi produzido um documento (que logo divulgaremos), no qual se diz que está em curso um processo de desapropriação do imóvel que abrigará a UBS, processo que deverá durar mais uns 2 meses. Depois disso, será feita uma reforma de adequação, cuja estimativa de duração é de 90 a 120 dias.

Até então a informação que tínhamos era a de que seria impossível alugar o imóvel, por problemas relacionados à sua regularização, já que ele se localiza em uma área de mananciais. Além disso, não tínhamos qualquer compromisso formal, incluindo estimativas de prazos, só promessas verbais, sempre descumpridas.

Poucos dias depois do protesto que realizamos em frente à UBS doResidencial Cocaia, em abril, a Subprefeitura deu entrada no processo de Decreto de Utilidade Pública, que deverá permitir o uso do imóvel escolhido.

Iremos acompanhar esse processo de perto, e continuar com a sequência de mobilizações, para que a UBS do Cantinho do Céu seja finalmente criada. E isso é apenas um pequeno passo na luta contra a precariedade do atendimento de saúde em nossa região, e para que a saúde pública deixe de ser uma mera fonte de lucro. Acreditamos que só a organização do povo pode tornar isso realidade. Criar, criar, poder popular!!!

 

Rede de Comunidades do Extremo Sul de São Paulo-SP

Leia aqui um relato

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here