Conferências das Quintas:
“A actualidade da crítica marxista no pós-1989”,
org. GILCO e Le Monde Diplo.

Colégio do GILCO
(Lrg. Dr. António Viana, Campo de Ourique – Lisboa)
21 de Maio | 5.ª feira | 21h30

Com a participação de
Fernando Ramalho

As Conferências das Quintas são uma iniciativa de debate co-organizada pelo Le Monde diplomatique – edição portuguesa e o Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique (GILCO). As conferências têm lugar no colégio do GILCO, em Campo de Ourique.

A entrada é livre. Participe!

Quase vinte anos depois da Queda do Muro de Berlim e perante a severa crise do capitalismo que marca o final da primeira década do século XXI, regressa à agenda dos debates o desejo e a necessidade de compreensão crítica da sociedade e do mundo. Por entre tantas incertezas, é possível pelo menos afirmar que esta nova realidade revela que o chamado «pensamento único», marca ideológica de mais de três décadas de neoliberalismo, entrou num beco sem saída. O pensamento de Marx e o marxismo têm, a partir de diversos quadrantes políticos, sociais e culturais, sido reconhecidos como possíveis ferramentas para a interpretação do actual estado do mundo e o seu cruzamento com diversas tradições de pensamento crítico parece abrir renovadas potencialidades de debate e acção transformadora.
Como se relacionam as contradições do capitalismo com a actual crise? Que papel tem hoje o trabalho? E a luta de classes? Que validade tem hoje a teoria marxiana do valor? Que relação existe ou pode existir entre a crítica marxista e a intervenção política? Estas e outras questões estão no centro de um debate, necessariamente aberto e desafiador, sobre o mundo actual.

ev090521_confgilco

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here