Assassinos de Rubineu Nobre, executado por policiais militares em posto de gasolina em Duque de Caxias, irão a julgamento no dia 17/09

No dia 10/02/2007, o vigia Rubineu Nobre, de 29 anos, reagiu desarmado a uma abordagem violenta e humilhante de dois PMs em um posto de gasolina em Duque de caxias, e foi sumária e brutalmente executado pelos policiais. Seria apenas mais um caso trágico e absurdo de violência policial no Rio, se não fosse um detalhe: tudo foi registrado pelas câmeras de vigilância do posto, e o vídeo foi exibido diversas vezes na TV e na Internet, onde está disponível até hoje.

As imagens gravadas resumem o tipo de ação e comportamento dos PMs que fazem policiamento de rua no Brasil: preconceito, truculência, brutalidade, certeza de impunidade (entre outras coisas devido ao apoio e acobertamento de seus oficiais superiores).

O cabo André Luiz da Fonseca (o que efetuou o disparo) e o soldado Rodrigo Martins Pinto foram denunciados respectivamente por homicídio qualificado e por participação no crime (concurso de pessoas), e irão a julgamento em júri popular no próximo dia 17/09, na 4a Vara Criminal de Caxias, às 13h.

O Fórum de Caxias fica na Rua General Dionisio, 764 – Bairro 25 de Agosto.

Rede contra a violência

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here