“Cocktail Intermitente” organizado pela Plataforma dos Intermitentes (dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual).

Local: no bar da esplanada das piscinas de São Bento, Rua de São Bento, 209, em Lisboa.

O evento marcará uma nova fase nas nossas reivindicações por uma regulamentação laboral e um regime de Segurança Social que tenha em conta as realidades dos profissionais Intermitentes das artes do especáculo e do audiovisual. Podem consultar o comunicado de imprensa em anexo, e enviá-lo aos jornalistas que conhecem.

Até lá!

A Plataforma dos Intermitentes

COMUNICADO DE IMPRENSA

A Plataforma dos Intermitentes formou-se em 2006 para chamar a atenção para a ausência de legislação sobre o regime laboral dos profissionais das Artes do Espectáculo e do Audiovisual e para a consequente precariedade vivida no sector.

Nos três últimos anos reunimos com todos os grupos parlamentares e o Governo, onde apresentámos e discutimos propostas sobre um possível enquadramento jurídico adequado às diferentes actividades profissionais.

Este esforço revelou-se inglório. Foi aprovada uma Lei para os Profissionais das Artes do Espectáculo que não enquadra o carácter descontínuo, temporário e irregular das actividades e que marginaliza todas as profissões técnicas e técnico-artísticas.

Assim os profissionais continuam num sistema injusto, sem direitos legítimos como o subsídio de desemprego, responsáveis pelo seguro de acidentes de trabalho e sem um regime de segurança social adequado aos seus rendimentos e que os proteja.

No dia 9 de Setembro de 2009, às 18h iremos realizar o COCKTAIL INTERMITENTE no bar esplanada das piscinas de São Bento, em Lisboa, Rua de São Bento, 209.

Estarão presentes os Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual, dos diferentes sectores: Cinema, Circo, Dança, Música, Teatro, Televisão.

Será feita a leitura de um comunicado, contextualizando a situação destes profissionais, e oradores falarão da situação específica de cada um dos sectores e de situações específicas que os atingem. Este evento cocktail será animado pelo Dj Nuno Lopes e Dj Mute.

Esta é uma data importante que marcará o início de uma nova luta, exigindo que o próximo Governo, independentemente da cor política, faça uma revisão urgente da Lei 4/2008 de forma a incluir as características fundamentais das actividades destes profissionais e o acesso a um regime que os proteja e dignifique.

Não nos conformamos e não aceitamos como natural a precariedade em que nos encontramos e que continua a alastrar-se em todos os sectores. Para investir no sector da Cultura, é necessário investir nas condições de trabalho e na protecção dos seus profissionais.

Os Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual não podem continuar a ser ignorados.
O Governo não pode cometer a injustiça de, uma vez mais, nos votar ao esquecimento.

A Plataforma dos Intermitentes

Contactos:
963 048 596 – Carla Bolito
965 876 386 – Bruno Cabral
936 910 930 – Rui Pires