188 anos de Independência: Jejum mundial por Honduras

A Frente Nacional de Resistência contra o Golpe de Estado em Honduras convida a todas as pessoas conscientes e solidárias com a vida, a paz e a justiça, a um jejum em diversas formas a partir de 15 de setembro de 2009, data em que Honduras e a América Central comemoram a independência.

Apelamos pela solidariedade do mundo com a insurreição não-violenta do povo hondurenho que busca:

1 – O retorno da constitucionalidade em Honduras e restituir José Manuel Zelaya Rosalesen a Presidência da República .

2 – Por em prática o Artigo II da Constituição de Honduras que estabelece que “A soberania corresponde ao povo do qual emanam todos os poderes do Estado que se exercem por representação” exercendo o direito a constituir a Assembléia Nacional Constituinte.

3 – Assegurar que as próximas eleições se celebrem com transparência sob um Estado de direito, já com a restituição do presidente Zelaya.

4 – Garantir que nenhum ser humano esteja acima da lei, devendo-se aplicar a justiça aos autores intelectuais e executores do Golpe de Estado; e aos que atentaram contra os direitos humanos da população hondurenha durante o tempo que o governo de fato usurpou o poder.

5 – Promover a desmilitarização para facilitar a transferência de recursos humanos e materiais da violência à não-violência, da guerra à paz. Do mesmo modo, se exige a abolição de todas as bases militares e estrangeiras e o fim do treinamento de militares na Escola das Américas, atualmente conhecida como WHINSEC (pelas suas siglas em inglês).

6 – Exigir que o governo dos Estados Unidos declare que ocorreu um golpe militar em Honduras conforme a lei que manifesta que nenhum tipo de fundos “será obrigado ou gasto para financiar diretamente qualquer tipo de assistência ao governo de qualquer país cujo líder que dirige o governo é deposto por golpe de estado militar ou decreto”.

Jejuar por Honduras

Por favor comunicar ao correio eletrônico [email protected]. Podem enviar cópia para [email protected].

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here