Mostra “Poesia em Pessoas e Atos”: sobre marchas e formas de resistência

Local: Laje do Zé Batidão

Rua Bartolomeu dos Santos, 797, Periferia-SP.

Inf. 5891.7403.

Cinema na laje é um espaço criado pela COOPERIFA e que acontece quinzenalmente às segundas-feiras para exibições de documentários e filmes alternativos de todas as partes do Brasil e do mundo, exibidos gratuitamente para a comunidade. Também criado principalmente para dar luz ao cinema produzido pelos jovens da região, e levar cidadania através da sétima arte. O cinema Paradiso da periferia também conta com um lanterninha vestido a caráter para dar um charme especial no projeto.

A Entrada é franca. A Pipoca é grátis. E a lua sincera.

PROGRAMAÇÃO:

SEU LUIZ BELTRAME: 100 ANOS DE POESIA EM MARCHA

(MST-SP e Passa Palavra, 5 min, Campinas, agosto de 2009)

O filme registra a abertura da Marcha Estadual do MST-SP, em agosto de 2009, feita pelo guerreiro e poeta sem-terra Seu Luiz Beltrame, de 100 anos de idade. (Seu Luiz deverá marcar presença na sessão).

O MURO QUE DIVIDE A GENTE

(Periferia Ativa, 10 min, São Paulo, 2006)

O filme registra o cotidiano de algumas pessoas da comunidade do Jd. Helga e Jd. Paris, nos extremo sul de São Paulo, frente à incômoda presença de alguns muros na quebrada. (o pessoal do Helga e Paris deverá marcar presença na sessão).

SEGURANDO AS PONTAS

(Anistia Internacional, 15 min, Santos, 2009)

O filme registra a história de algumas famílias, na periferia da Baixada Santista, antes e depois da perda de seus filhos durante os ataques da polícia em maio de 2006, no episódio terrível que ficou conhecido como os “Crimes de Maio”. (algumas das companheiras Mães de Maio deverão marcar presença na sessão).

COCAIA LUTA

(Moradores do Pq. Cocaia 1, 9 min, São Paulo, fevereiro de 2009)

O filme registra a resistência de algumas famílias do Parque Residencial Cocaia 1, extremo sul de São Paulo, frente aos despejos de suas casas relacionados à Operação Defesa das Águas. (o pessoal do Pq. Cocaia 1 deverá marcar presença na sessão).

CRESCEMOS SOMENTE NA OUSADIA

(MST-SP e Passa Palavra, 24 min, São Paulo, agosto de 2009)

O filme é uma homenagem aos 25 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, a partir de imagens da última marcha realizada pelo movimento no estado de São Paulo, depoimentos de parceiros e parceiras, e algumas imagens históricas de sua trajetória. (alguns companheiros do MST-SP deverão marcar presença na sessão).

NA REAL DO REAL

(Favela Atitude, 7 min, São Paulo, 2007)

O filme registra a resistência dos moradores da Favela Real Parque frente aos despejos relacionados à especulação imobiliária na região da Ponte Estaiada , na Marginal Pinheiros. (o pessoal do Favela Atitude deverá marcar presença na sessão).

*Ao final da sessão serão distribuídos alguns DVDs contendo todos os filmes exibidos nesta pequena mostra, para que suas imagens e poesias de esperança se espalhem periferias afora…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here