Carta à prefeitura

Boa tarde Sr. Prefeito, Sr. Subprefeito de Santo Amaro e Sr. Secretário de Meio Ambiente

Meu nome é Juliana e sou moradora do bairro do Campo Belo.

No final do ano passado formamos uma comissão no condomínio em que moro, com 60 apartamentos, para implantação da Coleta Seletiva de Lixo. Após inúmeras pesquisas fiquei surpresa em saber que a prefeitura da maior e mais rica cidade do Brasil não possui um programa de reciclagem de lixo.

A Cooperativa Granja Julieta que atende o meu bairro pegou fogo no mês de outubro de 2008 e até agora não foram proporcionados meios para seu regular funcionamento, o que acarreta não só acúmulo de lixo reciclável nos lixões da cidade, mas a ausência de trabalho e remuneração para os catadores de lixo.

Como se não bastasse, a prefeitura não fornece nenhuma palestra para conscientização dos moradores. Na verdade há o serviço, mas para obtê-lo o cidadão deve aguardar uma fila de anos.

Em que pese as dificuldades, não desistimos e fomos buscar ajuda de outros órgãos. A palestra sobre reciclagem foi dada por uma catadora de lixo da Coopere, cooperativa que atende apenas a região central de São Paulo.

Após a implantação, logo na primeira semana, constatamos que o lixo reciclável ultrapassa 70% do lixo.  Em que pese a quantidade ser muito superior a do lixo comum, a prefeitura, através da Ecourbis, recolhe o lixo reciclável apenas 1 vez por semana e o lixo comum 3 vezes por semana.

Diante das dificuldades e precariedades do sistema de lixo de nossa cidade, venho pela presente solicitar esclarecimentos e providências dos Senhores, responsáveis pelo lixo produzido na maior e mais rica cidade do Brasil.

É inadmissível, no século em que vivemos, o descaso do poder pblico com a reciclagem do lixo, que quando mal administrados geram doenças, poluição do solo e dos lençóis freáticos, dentre outras inúmeras conseqüências à natureza.O lixo é fonte de riqueza em todo o mundo, pois proporciona meios de subsistência para cidadãos, sem sequer mencionar a preservação do meio ambiente.

Gostaria de saber quais são os projetos da prefeitura para a Reciclagem. Incrível termos uma cidade limpa visualmente e nada ser feito com um problema muito maior que é o lixo. Frise-se que este é um problema público que necessita de providências a curto prazo, pois cada dia de omissão acarreta a poluição e destruição da natureza.

Dentre as questões, incluem-se a forma da coleta, destino do lixo, auxílio e implantação de infra-estrutura nas cooperativas para a reciclagem, conscientização da população e outros.

É dever dos Senhores proporcionar meios para que o lixo seja reciclado, o que prescinde do fornecimento de caminhões, maquinário, conscientização dos operadores e auxílio na venda do material.

Vilarejos de Portugal fazem reciclagem de lixo há mais de 20 anos, o que mostra como estamos despreparados e atrasados.

Outro dia precisei jogar um termômetro fora, composto com material altamente poluente, o mercúrio, e a prefeitura por seus inúmeros órgãos não soube me dizer o que fazer com ele. Então resolvi guardá-lo. Mas até quando devo guardá-lo?

Confiante de que obterei resposta do Poder Público, representado pelos Senhores, não só para o meu condomínio, que não suporta acumular lixo reciclável por uma semana, mas para toda a cidade de São Paulo.

Este link traz uma notícia sobre a reciclagem do lixo na cidade de Blumenau e mostra a importância do Poder Público:
http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?ID=22&Editoria=4&SubEditoria=13&Ver=1

Atenciosamente,
Juliana

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here