O 5 de Outubro no Largo da Achada
A Semana de Abertura da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio termina no dia 5 de Outubro, 99 anos depois da implantação da República.
Na Casa da Achada-Centro Mário Dionísio estará patente uma interessante exposição de cerca de 50 projectos para bandeiras nacionais, feitos pouco depois do 5 de Outubro de 1910, organizada por Pitum Keil do Amaral, que a explicará às 10h30 de 5 de Outubro.
O Largo da Achada estará engalanado com réplicas em pano dessas bandeiras, que quiseram ser bandeias nacionais mas nunca o foram, reproduzidas em pano com o apoio da Comissão do Centenário da República.
Às 11h, começará uma oficina de artes plásticas para os mais novos, orientada por Carla Mota a partir de «Bandeiras e não bandeiras».
Às 16h, haverá uma tertúlia – «O que é uma República?» – em que participarão os historiadoras António Reis, João B. Serra e a romancista Filomena Marona Beja, autora de *As Cidadãs. *
A Semana de Abertura da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio terá o seu encerramento depois desta tertúlia, com cantos republicanos italianos, cantados por I Giorni Cantati de Piadena (Itália), que vieram a Portugal para participar na Semana de Abertura da Casa da Achada, e Cantos com História cantados pelo Coro da Achada.
A Direcção da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio
—
Associação Casa da Achada – Centro Mário Dionísio
Rua da Achada, nº 11 r/c – 1100-004 Lisboa
tel: 21 8877090
e-mail: [email protected]
página: http://www.centromariodionisio.org/
notícias: http://noticias.centromariodionisio.org/
mapa: http://www.centromariodionisio.org/localizacao.php