Manifestação contra o machismo na Uniban
Neste domingo a Uniban comunicou que expulsou a estudante Geisy Arruda, que foi humilhada publicamente por 700 estudantes da mesma faculdade por usar um vestido curto. [Acerca deste caso, veja aqui.] Por enquanto, houve apenas uma ação institucional tomada: a Secretaria Especial de Política para Mulheres pediu para o Ministério Público e para o MEC que tomassem providências.
Além do atitude machista de todos os estudantes, agora a própria instituição corroborou o ato, que infringiu o direito constitucional de ir e vir, infringiu a dignidade da pessoa humana e normas internacionais, como a que estabelece a não discriminação contra a mulher. O posicionamento da Uniban em expulsar a estudante ratificou o machismo presente em sua própria instituição e confirmou que a luta feminista ainda tem muito no que avançar.
Por isso, é preciso que aquelas pessoas que sempre lutaram contra o machismo e que apóiam a causa feminista se unam para dar um basta a esse caso absurdo de machismo institucional e forçar a Uniban a ser responsabilizada pelo caso.
Queria conversar com vocês sobre organizarmos uma manifestação com coletivos de mulheres, movimentos sociais e outros setores organizados que conhecemos/pertencemos/temos contato.
Envio este email para colegas, grupos engajados e pessoas que sei que podem construir essa mobilização. Por isso, gostaria de uma resposta sincera de vcs sobre a possibilidade de organizarmos um ato na frente da Uniban para semana que vem ou o quanto antes possível.
Fico no aguardo.
Camila Souza Ramos
+55 11 76521040
Última hora! Veja aqui!
“O Movimento Feminista de São Paulo prepara manifestação para amanhã (9), às 18 horas, em frente à Uniban. Na convocação, o movimento pede que as manifestantes compareçam usando minissaias ou vestidos curtos”.
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/ministra-nilceia-condena-expulsao-de-universitaria/