IV Encontro de Negras e Negros do Morro do Estado

Por Olyntho Contente Neto, da Redação do Sindsprev/RJ

Um ato público, a partir das 11 horas, com a presença de lideranças de várias favelas do Rio e de Niterói, vai abrir o IV Encontro de Negras e Negros do Morro do Estado, no dia 20 deste mês, Dia Nacional da Consciência Negra, Dia de Zumbi dos Palmares. Além da manifestação e dos debates, haverá apresentação da bateria do “Bafo do Tigre” e a tradicional feijoada. Organizam o evento o Sindsprev Comunitário, a Amme (Associação de Moradores do Morro do Estado) e o Diretório Acadêmico dos Estudantes (DCE) da UFF.

Este ano, o IV Encontro terá um gosto especial. Um gosto de Justiça. A Justiça que, há quatro anos e meio, os moradores do Morro do Estado buscavam, junto com o Sindsprev/RJ, na luta pela condenação dos policiais militares que, dezembro de 2005, assassinaram cinco jovens daquela comunidade, todos negros. No dia 25 de setembro, no Fórum de Niterói, a política de segurança do Estado brasileiro sofreu uma condenação histórica. “Lutamos contra a política de segurança que discrimina e segrega os moradores de favelas e periferias, principalmente negros e pobres. As favelas de hoje são as senzalas do passado, que infelizmente são reproduzidas na atualidade”, avaliou o servidor da saúde e coordenador do Sindsprev Comunitário no Morro do Estado, Sebastião José de Souza, o Tão.

Entre as lideranças comunitárias e de favelas convidadas a participar do IV Encontro no Morro do Estado estão moradores da Souza Soares, Viradouro, Morro do Arroz e 94. Do Rio virão representantes do Morro da Providência.

O calendário permanente de atividades da Rede Contra Violência aqui.

Apóie e contribua com a nossa luta! Veja como.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here