Basta de violência contra a juventude!

Nesta última semana os jornais da cidade de Guarulhos noticiaram a violência ocorrida na Unidade de Internação Feminina da Fundação Casa (ex-Febem) contra aproximadamente 26 meninas. As agressões teriam sido praticadas por funcionários, que a fim de «conter» uma briga utilizaram de socos e cassetetes. Segundo informações, muitas adolescentes foram encaminhadas também para o Hospital Perola Byton, em São Paulo, para exames sexológico devido a possibilidade de terem sido abusadas sexualmente.

A violência contra meninos e meninas das periferias é ainda mais assustadora quando se trata de adolescentes que estão presos. Na semana passada, também na Fundação Casa Guarulhos, um garoto foi morto, porém até então não se tem dados concretos que indiquem os culpados pelo assassinato do adolescente.

As irregularidades de todo sistema prisional prova o que cantor de rap Mano Brown já nos dizia na música Diário de um Detento: «o ser humano é descartável no Brasil, como um modes usado um Bombril», e isso se torna mais evidente quando se trata de mulheres e meninas presas, que são submetidas a agressões de gênero, tanto na questão estrutural das unidades prisionais que não se enquadra com as especificidades femininas, quanto às questões físicas, psicológicas e sexuais. É preciso denunciar estas violências contra os/as jovens das periferias, detidos/as ou não, e dizer BASTA!

É importante que nós, familiares, amigos, militantes sociais, estudantes e profissionais da área social estejamos organizados, construindo juntos uma Associação de Familiares e Amigos de Adolescentes Presos para lutarmos pela vida deles aqui do lado de fora!

CONVIDAMOS VOCÊ PARA ESTA TAREFA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here