Casa da Achada: Dois filmes na Marcha Mundial das Mulheres

Nos próximos dias 11 e 12 de Março passarão na Casa da Achada – Centro Mário Dionísio dois filmes, integrados nas acções da Marcha Mundial das Mulheres de 2010, que serão seguidos de debate.

Ciclo de Cinema dedicado às trabalhadoras do Serviço Doméstico e das Limpezas, iniciativa do GAMI – Grupo de Apoio às Mulheres Imigrantes

11 de Março, 5ª feira, às 18h
Pão e rosas, de Ken Loach, 2000
Com Pilar Padilla, Adrien Brody, Elpidia Carrillo, Jack McGee, Mónica Rivas, Frankie Davila, e Lilian Hurst.

Maya e Rosa são duas irmãs mexicanas que vivem em Los Angeles, onde trabalham como empregadas de limpeza num prédio comercial. Sam é um activista pelos direitos d@s trabalhadoras/es. As suas vidas se cruzam, e junt@s lutam contra a exploração laboral das imigrantes, o que acaba pondo em risco o emprego, a família e até mesmo o direito de permanência das moças em território estado-unidense.O título do filme faz alusão à marcha de cerca de 15 mil mulheres pelas ruas de Nova Iorque, em 1908, sob o slogan Pão e Rosas: reclamavam uma diminuição dos horários de trabalho, melhores salários e direito de voto.

Prémio UIP ao Melhor Filme Europeu no Festival do Rio de Janeiro; Nomeação à Palma de Ouro ao Melhor Realizador no Festival de Cannes, Prémio ALMA à melhor actriz secundária para Elpidia Carrillo.

—–

12 de Março, 6ª feira, às 18h
Domésticas, de Fernando Meireles e Nando Olival, 2001
Com Cláudia Missura, Graziela Moretto, Lena Roque, Olivia Araújo, Renata Melo, Robson Nunes, e Tiago Moraes.

Na sociedade brasileira existe um Brasil notado por poucos. Um Brasil formado por pessoas que, apesar de morar dentro das casas das famílias e de fazer parte do seu dia-a-dia, é como se não estivessem lá. Cinco das integrantes deste Brasil são mostradas em “Domésticas – O Filme”: Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo. Uma quer se casar, a outra é casada mas sonha com um marido melhor. Uma sonha em ser artista de novela e outra acredita que tem por missão na Terra servir a Deus e à sua patroa. Todas têm sonhos distintos mas vivem a mesma realidade: trabalhar como empregada doméstica.
Nomeações ao Grande Prémio Cinema Brasil nas categorias de Melhor Realizador e Melhor Argumento.

“Um drama urbano que deu a Fernando Meirelles background para, mais tarde, realizar Cidade de Deus” (Alexandre Koball).


Associação Casa da Achada – Centro Mário Dionísio
Rua da Achada, nº 11 r/c – 1100-004 Lisboa
tels: 21 8877090
e-mail: [email protected]
página: http://www.centromariodionisio.org/
notícias: http://noticias.centromariodionisio.org/
mapa: http://www.centromariodionisio.org/localizacao.php

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here