Felco: Mostra ‘A ilusão paga passagem’

TRANSPORTE PÚBLICO E DIREITO À CIDADE

Após dias seguidos de um calor insuportável, cai a chuva sobre a grande capital. O indivíduo está no ônibus coletivo, desconfortável, apóia-se de forma incomoda sobre as grades diante da catraca, imediatamente ao lado do cobrador. Mais um dia. A temperatura dentro da lata de “sardinhas-humanos” vai aumentando: são mais de sessenta a uma temperatura de 36,5 °C.

Ali, dentro, “humanos-sardinhas” pagando um ALTO preço para circular por vias esburacadas, cheias de água, sendo obrigados a permanecer de pé, escorados, desconfortáveis, respirando um ar quente, pesado e opressor.

felco1A Mostra “A Ilusão Paga Passagem” organizado pelo Coletivo FELCO Brasil enfoca as questões de transporte público e do acesso a cidade em Sete Sessões composta por filmes de origens distintas: produzidos por coletivos, movimentos sociais, até analistas e antropólogos, passando por órgãos públicos e de mídia. São postos para dialogar. O resultado é uma investigação sobre políticas públicas para o setor, das lutas populares (as “revoltas dos centavos”). Das formas de organizações, que são capazes de influenciar seus processos e do impacto do transporte para a vida nas cidades.

Procurando dar vazão a uma produção específica relacionada às questões de transporte público e direito à cidade, a fim de amadurecer e potencializar o debate sobre o tema será realizado estamostra. A sua importância é acentuada nestemomento, início de 2010, ummomento de mobilização contra o aumento da PASSAGEM de ônibus na cidade de São Paulo, que traz reciprocidades muito frutíferas: a formação proporcionada na sala de cinema e nos seus debates e a ampliação do acesso a produções audiovisuais populares-militantes.

A partir das diferentes visões de cidade, a “A Ilusão Paga Passagem” pretende gerar discussões sobre um transporte totalmente gratuito, a atuação de movimentos sociais por direito ao transporte e à moradia e apresentar detalhes e as vivências dos cidadãos em meio às tumultuadas metrópoles.

Além do Cine Olido e o cursinho Acepusp, em São Paulo, a mostra será exibida no Rio de Janeiro e em Rio Claro.

Mostra “A Ilusão Paga Passagem”

Sala Cine Olido – São Paulo

De 01 a 03 de Abril de 2010

Sessão 1 – dia 1/4, às 15h

Sessão 2 – dia 1/4, às 17h

Sessão 3 – dia 1/4, às 19h30

Sessão 4 – dia 2/4, às 15h

Sessão 5 – dia 2/4, às 17h

Sessão 6 – dia 2/4, às 19h30

Sessão 7 – dia 3/4, às 15h – Com debate.

felco2

Confira a programação completa: www.felcobrasil.org ou http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/cultura/mostra-apresenta-videos-e-perspectivas-sobre-transporte-coletivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here