Sábado Resistente: A necessidade e preservação dos sítios históricos símbolos da repressão política durante os regimes civis-militares

Sábado Resistente

10 de Abril de 2010, das 14h às 17h30

Memorial da Resistência de São Paulo – Largo General Osório, 66 – Luz

A NECESSIDADE E PRESERVAÇÃO DOS SÍTIOS HISTÓRICOS Símbolos da Repressão Política durante os regimes civis-militares

Qual a importância da preservação dos sítios históricos, onde importantes fatos políticos e culturais ocorreram, para a elaboração crítica do passado? Como se pode e se deve fazer esta preservação sem recair num simples “memorialismo” ou numa batida ode aos “heróis e monumentos”, mas, ao contrário, contribuir para o fortalecimento de uma memória crítica do passado que reconheça o papel dos protagonistas e dos respectivos espaços onde importantes processos históricos ocorreram, simbolizando estes processos e ajudando a projetar criticamente o presente e o futuro?

Diversos países da América Latina, com destaque especial para a Argentina, têm avançado no trabalho de preservação da memória política de forma coletiva e crítica. Nos últimos dias, inclusive, se noticiou que a ESMA – Escola Superior de Mecânica da Armada, famigerada por sediar sessões de torturas e assassinatos em massa durante a ditadura daquele país, enfim se transformou em monumento histórico crítico da barbárie ocorrida em seus porões.

No Brasil, o próprio espaço do Memorial da Resistência e o recente trabalho feito pela Comissão de Anistia, em particular as “Caravanas da Anistia”, têm dado importantes contribuições neste mesmo sentido. Colocar estas diversas experiências latino-americanas em debate é um dos objetivos deste Sábado Resistente, forma de avançar ainda mais na luta pela Memória, pela Verdade e por Justiça.

A atividade deverá também será transmitida ao vivo pela internet, com o apoio da VIATV (www.viatv.com.br).

14h – Boas-Vindas Ivan Seixas – Diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política  e do Fórum de Ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo

14h15 – Apresentação/Coordenação – Maurice Politi – Coordenador do Projeto de Promoção de Direito à Memória e à Verdade da Secretaria Especial de Direitos Humanos

14h30 – DEBATE: “A NECESSIDADE E PRESERVAÇÃO DOS SÍTIOS HISTÓRICOS – Símbolos da Repressão Política durante os regimes civis-militares”

Gonzalo Conte MacDonnel – Coordenador do Programa “Topografia de La Memória – Memória Abierta” da Argentina.

Paulo Abrão Pires Junior – Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça do Brasil

Katia Felipini Museóloga do Memorial da Resistência de São Paulo

Os Sábados Resistentes são promovidos pelo Núcleo de Preservação da Memória Política do Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo em parceria com o Memorial da Resistência de São Paulo. Trata-se de um espaço de discussão entre militantes de diversas causas, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e interessados em geral no debate sobre temas ligados às lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo central estimular a discussão e o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano em busca de sua libertação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here