Ouça dois depoimentos sobre a violenta reintegração de posse da ocupação do MST em Campinas. Por Passa Palavra

Os militantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e do Sintraf (Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar) que foram detidos nesta sexta-feira, 30/04, na ocupação da fazenda São João do Atibaia, em Campinas, já foram soltos. [Veja aqui]

Acompanhe abaixo duas entrevistas em áudio que esclarecem como foi feita a ação policial.

Neste primeiro depoimento, um militante que foi preso esclarece como foi a violenta reintegração de posse pela polícia de Campinas, que sem liminar judicial utilizou o argumento de esbúlio possessório.

Depoimento de militante preso

Neste segundo áudio o advogado Bruno Pregnolatto esclarece que a ocupação de terras para reivindicação social e políticas públicas de Reforma Agrária não é e não pode ser considerada crime. A desculpa de esbúlio possessório, utilizada pela polícia na violenta reintegração de posse e sem mandado judicial, não pode ser aplicada neste caso; isto se aplica somente quando alguém entra numa propriedade legítima de outro e diz que esta é sua. Não é o que acontece nas ocupações, que servem como reivindicações sociais para políticas públicas e denúncias para que a terra cumpra sua função social e para que o Estado cumpra a Constituição e a lei, isto é, para que realize a Reforma Agrária.

Depoimento do advogado Bruno Pregnolatto

A situação das famílias ainda é incerta, pois os órgãos competentes, como o Incra e o poder público, ainda não se pronunciaram para apontar uma solução, nomeadamente, uma área em que elas possam ficar.

Hoje, o MST e o Sintraf participarão do ato de 1º de maio em Campinas, com concentração no Largo do Pará às 9h, de onde partirão para missa na praça da Catedral. Passa Palavra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here