Actividades várias na Casa da Achada

f_achada01

Ciclo A Paleta e o Mundo
f_achada02Continuamos a leitura com projecção de imagens e comentários da obra A Paleta e o Mundo, de Mário Dionísio, todas as segundas-feiras às 18h30. Este mês acabaremos a leitura da 2ª parte da obra (capítulo «Prestígio e fim de uma ilusão») e daremos início à 3ª parte (capítulo «Os primeiros pintores malditos»).
No sábado 15 de Maio às 15h haverá debate em torno do 8º capítulo da Introdução «A beleza é difícil», com Vítor Silva Tavares.

Ver mais aqui sobre o Ciclo A Paleta e o Mundo.

Ciclo Filmes Proibidos Antes do 25 de Abril

f_achada03Em Maio, passaremos, sempre às segundas-feiras às 21h30, 5 filmes com revoltas e revoluções dentro: Os carabineiros de Godard (3 de Maio), Outubro de Eisenstein (10 de Maio), La vie est à nous de vários realizadores (17 de Maio), A guerra acabou de Resnais (24 de Maio) e Terra em transe de Glauber Rocha (31 de Maio). A entrada é livre.
Ver aqui o programa completo do Ciclo Filmes Proibidos Antes do 25 de Abril.

As aventuras de João Sem Medo, de José Gomes Ferreira – Oficina de Leitura

f_achada04Nos domingos 9, 16 e 23 de Maio, entre as 15h30 e as 17h30, haverá uma nova oficina na Casa da Achada. Desta vez, Filomena Marona Beja orientará a leitura de As aventuras de João Sem Medo, de José Gomes Ferreira. A oficina será para pessoas a partir dos 10 anos.

O cartaz da iniciativa foi feito na oficina anterior «Obrigatório Afixar».

Mário Dionísio, um escritor
f_achada05A partir de agora, um texto de Mário Dionísio será lido todos os meses. No sábado 22 de Maio às 16h, Jorge Silva Melo lerá «A Sul do Equador», conto do livro de Mário Dionísio A morte é para os outros (1988).

Leitura Furiosa

f_achada06De novo na Casa da Achada-Centro Mário Dionísio, nos dias 28, 29, 30 de Maio, ao mesmo tempo que em Amiens, Kinshasa, Porto.

Gente zangada com a leitura encontra-se com escritores. Os escritores escrevem textos. Desenhadores ilustram-nos. Actores e músicos lêem-nos e cantam-nos.

No domingo, 30 de Maio às 15h, haverá uma sessão pública com a leitura dos textos escritos em Lisboa e nas outras três cidades. Alguns musicados e cantados. Participam, entre outros:

Antonino Solmer, Armando Silva Carvalho, Bárbara Assis Pacheco, Diana Dionísio, Fernanda Neves, Filomena Marona Beja, Inês Nogueira, Jacinto Lucas Pires, Jaime Rocha, José Mário Silva, José Vargas, Mário de Carvalho, Miguel Castro Caldas, Nadine Rodrigues, Nuno Saraiva, Pedro Rodrigues, Raul Malaquias Marques, Zé d’Almeida.

Em breve haverá mais informações na página do Centro.

Sabia que?

A convite dos Livros Cotovia, haverá na Feira do Livro (Praça Amarela), quarta-feira 5 de Maio às 18h30, uma apresentação da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio, com pequenos vídeos, outras imagens, leituras e canções cantadas pelo Coro da Achada.