Sábado Resistente: A luta dos negros, resistência e democracia


Memorial da Resistência de São Paulo – Largo General Osório, 66 – Luz

Auditório Vitae – 5º andar

O povo brasileiro tem uma história cheia de heróis e mártires. No entanto, a história oficial sempre destrói e omite a participação popular. Os homens e as mulheres negras que fizeram a história de nosso país nunca tiveram seu papel e importância reconhecidos.

A luta anti-racismo, de resistência cultural e por direitos plenos são grandes marcas da população pobre e negra do Brasil, que se confundem constantemente. As classes dominantes oprimem e não permitem que se conte a verdade histórica. Não por acaso, o Almirante Negro João Cândido até hoje não é reverenciado como herói de nosso povo e de nosso país. Muitos outros são escondidos como coadjuvantes quando tiveram importância fundamental para o Brasil. Os anos de luta contra a ditadura civil-militar não foram diferentes e vários homens e mulheres de ascendência africana se destacaram por sua bravura, determinação política e coerência ideológica.

Para analisar e discutir esse papel de protagonistas da história do povo brasileiro, o Núcleo de Preservação da Memória Política do Fórum Permanente de Ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo e o Memorial da Resistência de São Paulo convidam para mais um “Sábado Resistente”.

PROGRAMA: 

14h – Boas-Vindas

Kátia Felipini – Coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo

14h15 – Apresentação/Coordenação

Alípio Freire – Jornalista, escritor, ex-preso político – Diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política

14h30 – DEBATE: “A LUTA DOS NEGROS, RESISTÊNCIA E DEMOCRACIA” 

Dojival Vieira – Advogado, Jornalista e Editor de Afropress – Agência Afroétnica de Notícias (www.afropress.com), presidente da ONG ABC SEM RACISMO

Luiz Carlos dos Santos – Jornalista, professor universitário, consultor do Museu Afro Brasil e militante do Movimento Negro.

Os Sábados Resistentes são promovidos pelo Núcleo de Preservação da Memória Política do Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo e pelo Memorial da Resistência de São Paulo. Trata-se de um espaço de discussão entre militantes de diversas causas, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e interessados em geral no debate sobre temas ligados às lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados têm como objetivo central estimular a discussão e o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano em busca de sua libertação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here