2ª Marcha Nacional da População de Rua

Ponto de concentração: 9 horas na Catedral de Brasília

 

Terça-feira, 24 de agosto, pessoas em situação de rua de Porto Alegre, Curitiba, Londrina, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e do Distrito Federal, organizadas pelo Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), chegam a Brasília para a 2ª Marcha Nacional da População de Rua. A primeira aconteceu em junho de 2001.

O ponto de concentração será às 9 horas em frente à Catedral de Brasília. Por volta das 10 horas sairá a Marcha em direção ao Senado Nacional. O Presidente Lula foi convidado a comparecer nessa oportunidade.

O Movimento Nacional da População de Rua objetiva denunciar a situação de violência cotidiana que sofre as pessoas nas ruas e nos serviços, pelas “operações” de limpeza e repressão empreendidas em inúmeras capitais brasileiras. A situação agrava-se nas cidades em que são realizados os megaeventos.

Por outro lado, nestes anos de organização, obteve-se avanços como o decreto assinado em dezembro de 2009, que institui a Política Nacional da População de Rua e o Comitê Intersetorial de Acompanhamento das Políticas Públicas. No entanto este decreto precisa sair do papel. Entre as pautas de reivindicação do MNPR está ainda a criação de leis e orçamentos próprios que atendam à população em situação de rua.

Os integrantes do Movimento convidaram ainda os presidenciáveis para um encontro no período da tarde para se comprometerem com a continuidade da implantação das políticas públicas para a população de rua.

Desde os anos 2000, a população em situação de rua vem se organizando em várias cidades brasileiras por meio de fóruns, seminários e manifestações em torno das dificuldades que enfrentam na dura realidade das ruas e dos serviços públicos. O Movimento Nacional da População de Rua está estruturado desde 2005. Informações sobre a luta do Movimento Nacional da População de Rua ver no http://www.falarua.org/

Mais informações: (11) 7603-8719 / (11) 7551-3218, com Anderson Lopes ou (31) 9909-3229 com Samuel Rodrigues. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here