I Encontro de Cultura Terra Livre – SP

O I Encontro de Cultura organizado pelo Coletivo de Educação do movimento popular Terra Livre tem o objetivo de reunir e apresentar algumas das experiências, sob a perspectiva da Cultura Popular e refletir sobre a importância da cultura no processo de transformação social.

O objetivo deste encontro é criar um espaço de diálogo entre os grupos e artistas que constroem atividades culturais no Pantanal da Zona Leste e região ou tem este interesse. A partir deste encontro, vamos buscar formar um Coletivo de Cultura, com os grupos e pessoas presentes, para fortalecer as atividades que já existem e, quem sabe, propor novas atividades.

A Terra Livre é um movimento popular que atua em quatro estados do Brasil, organizando os trabalhadores, a juventude e os oprimidos do campo e da cidade na luta por uma nova sociedade.

PROGRAMAÇÃO

14h00. Mística

14h30. Bate Bola: O que é Cultura Popular? Qual a sua importância?
– Feira Cultural e Festas de Rua
– Terra Livre
– PopCine Pantanal – Terra Livre
– Experiências dos Convidados
– Saraus – Poeta e Adriano
– Teatro – Sidney e Cris
– Grafites – Manulo e Biriba

16h00. Apresentação dos grupos e pessoas.
Cortejos – Livre Leste

18h15. Café!

18h30. Como podemos contribuir uns com os outros para fortalecer estas atividades?

19h00. Encerramento – Mística

Participantes

<http://www.miraperipheria.com/>

Fundada em 2007 por jovens participantes da capacitação BASE COMUM DE CONHECIMENTO CIDADÃO, tem como foco reunir profissionais da Área de Tecnologia de Informação e Comunicação. Atualmente com parcerias na área de pesquisa com o Pombas Urbanas para o Projeto Pontão de Cultura Pombas Urbanas, Monitora o Laboratório de Uso Livre do Instituto Alana, Curso de Informática Básica na Associação Resgate Total. Desenvolve trabalhos com ferramentas de geoprocessamento de informações, pesquisa de campo, blog´s, transmissão de eventos via streaming, desenvolvimento de sites utilizando CMS (Gerenciadores de Conteúdo) livres.

<http://redelivreleste.blogspot.com/>

Grupos jovens com formação e objetivos semelhantes (periferia, ocupação do espaço público, movimentos sociais); Não somos grupos formados em Universidades, mas gerados na própria comunidade de origem pela necessidade de se trabalhar com ela; Fazemos arte política, porém sem agregar nenhuma ligação partidária a este termo. Compreendendo que a teoria serve para alimentar a ação, nosso arte é política porque tem o poder de transformar; A busca da nossa identidade parte da nossa prática; Somos atores, somos artistas e queremos agir na /em /para comunidade.

<http://fatlaces.zip.net/>

Grupo de produção de HIP-HOP da Zona Leste de São Paulo, oriundo do Contra-Ataque Breackers. Articula os festivais do movimento HIP-HOP com apoio de vários patrocinadores e parceiros.

<http://cia-mutirao.blogspot.com/>

Coletivo de Arte-Política, A Cia-Mutirão está atualmente sediada num galpão cedido pela Casa Transitória. O galpão fica dentro do espaço da Casa. A Casa Transitória tem duas entradas, uma pela Marginal Tietê, Av. Condessa Elizabeth de Robiano, 454, outra pela rua Nelson Cruz, travessa sem saída da Av. Celso Garcia.

 

terra-livre_page_1

 

terra-livre_page_2

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here