Auditório de Serralves: sobre os Black Panthers

Um dos mais radicais e importantes grupos activistas do século XX

SERRALVES REVISITA HISTÓRIA DO MOVIMENTO BLACK PANTHERS

 

1 e 2 de Março, Auditório de Serralves

 

 

No contexto do ciclo “Arte, Política, Globalização”, Serralves apresenta nos dias 1 e 2 de Março um programa de filmes e um seminário sobre os Black Panthers, um dos mais radicais e importantes grupos activistas americanos do Século XX. Serão mostrados uma selecção de filmes em torno da história dos Black Panthers, incluindo documentos dos primeiros anos deste Partido fundado por Bobby Seale e Huey P. Newtow.

 

Para este programa estarão em Serralves Emory Douglas e Robert King, membros destacados do Partido, assim como Billy X Jennings, historiador dos Black Panthers e Rigo 23, artista representado na exposição “Às Artes, Cidadãos!”.

 

No dia 1 de Março, às 15h, Emory Douglas, membro dos Black Panthers, orienta o seminário “Uma Arte Revolucionária”. Emory Douglas dedicou a sua vida à luta pela justiça social, sendo talvez o mais prolífico agitador gráfico do movimento negro de libertação. A eficácia das suas imagens e a mobilização colectiva que inspiraram faz com que a sua obra constitua um exemplo de como a arte pode ser catalisadora da mudança social. Na qualidade de Ministro da Cultura dos Black Panthers, Emory Douglas traduz o compromisso da organização relativamente ao activismo e à luta pelos direitos humanos, traduzindo-se numa poderosa e reconhecível estética, com um papel significativo na mobilização comunitária. Os ideais e aspirações dos Black Panthers eram comunicados a um público global através de um jornal, do qual Douglas foi director artístico até ao seu encerramento no início da década de 1980. Com formação em arte pelo City College de São Francisco, Douglas foi autor de centenas de desenhos que deram vida ao espírito radical do partido.

 

Este programa é apresentado em colaboração com a exposição “All Power to the People”, que inaugura no dia 4 de Março na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa

 

 

1 MARÇO

 

15h

Seminário: Uma Arte Revolucionária

por Emory Douglas

 

 

18h30

Off the Pig (Black Panther)

Realização de THE NEWSREEL film collectiv

1968

Este é um dos primeiros filmes sobre os Panteras. Contém entrevistas com os líderes do Partido, Huey Newton e Eldridge Cleave, em que explicam a razão pela qual o partido foi formado e quais os seus objectivos. Também inclui imagens de recrutamento e treino e Programa em 10 Pontos do Partido impulsionado por Chairman Bobby Seale.

 

 

The Murder of Fred Hampton

Realização de Mike Gray e Howard Alk

1969

Este filme começou a ser feito enquanto retrato de Fred Hampton, líder da delegação de Illinois do Partido dos Panteras Negras. Durante a produção do filme Hampton foi assassinado por um polícia de Chicago. Esta obra retrata o seu brutal assassinato e a consequente investigação, mas também documenta a sua actividade politica, os seus discursos públicos, bem como o programa para crianças que fundou e levou a cabo nos seus últimos dezoito meses de vida.

 

 


21h30
In the Land of the Free

Realização de Vadim Jean 

2010

Este filme conta a história extraordinária de Herman Wallace, Albert Woodfox and Robert King, três presos políticos cativos na penitenciária Angola, a maior prisão dos E.U.A, antiga plantação de escravos.Com Robert King como principal personagem, aborda a sua vivência enquanto preso político e a sua libertação em 2001 depois de quase 30 anos em solitária. Woodfox e Wallace, por sua vez, condenados pela morte de um guarda prisional, ainda permanecem na prisão onde estão há mais de trinta e seis anos em regime de solitária.

 

 

Richard Aoki: BPP member

Realização de Ben Wang and Mike Cheng 

2010

Documentário que retrata cronologicamente a vida de Richard Aoki (1938-2009), Field Marshall  do Partido dos Panteras Negras em Oakland, Califórnia. Realizado ao longo dos últimos cinco anos de vida de Aoki, este filme é composto por muitas filmagens com Aoki, bem como por entrevistas exclusivas com os seus camaradas, amigos e antigos estudantes. Filmado em grande parte na casa de Billy X Jennings, o filme recorre também muitas das suas imagens de arquivo.

 

 

 


2 MARÇO

 

 

18h30

Black Panthers – Huey!

Realização de Agnès Varda

1968

Documentário que nos transporta para o histórico comício de libertação de Huey Newton que ocorreu a 15 de Fevereiro de 1968 em Oakland Califórnia. Huey era um jovem estudante, um dos fundadores dos Panteras Negras, que foi preso por alegadamente ter morto um policia. Este filme centra-se nos protestos que congregaram mais de 5000 pessoas em que se desenrolaram violentos confrontos entre os manifestantes e a policia

 

 

Comrade Sister: Voices of Women in the Black Panther Party

Realização de Phyllis Jackson e Christine MinotDocumentário composto essencialmente por diversas entrevistas com antigos membros femininos do Partido. Abordando diferentes assuntos, o filme apresenta-nos um contacto próximo com a perspectiva das mulheres no Partido dos Panteras Negras.



21h30

Mayday (Black Panther)

Realização de Roz Payne e Collective Newsreel

1969

No 1º de Maio de 1969, o partido dos Panteras Negras organizou um grande comício em São Francisco. Os oradores Kathleen Cleaver, Bobby Seale, e Charles Garry focaram a sua comunicação na exigência da libertação de Huey Newton e de todos os presos políticos. O filme inclui filmagens do ataque policial na sede do Partido uns dias antes, e também sobre o Programa de Pequeno-Almoço para as crianças.  

 


41st & Central

Realização de Gregory Everett

2010

Este filme constitui a primeira parte de uma série documental que segue a delegação do Sul da Califórnia do Partido dos Panteras Negras, desde o início glorioso do movimento Black Power até ao seu trágico fim. Apesar de impulsionadora de clínicas de saúde pró-bono e do seu programa de sucesso para as crianças, esta delegação era também conhecida por ser o grupo mais violento nos Estados Unidos. Contém entrevistas com antigos membros do Partido, bem como filmagens de arquivo sobre a história de racismo em Los Angeles.

 

 

 

 

Para mais informações por favor contacte:

 

Sandra Olim
Assessoria de Comunicação

 

 

Tel: 226156579| Fax: 226156525
[email protected] | www.serralves.pt
R.D. João de Castro, 210 – 4150-417 Porto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here