Cinema comunitário: “E depois do petróleo, quê?”, na Casa Viva

A primeira de quatro sessões de cinema sobre o tema pico do petróleo! Quatro documentários sobre este problema mundial e a transição para uma vida pós-carbono. Queremos discutir sobre o tema, relacionado da situação em Portugal e aproveitar para falar sobre soluções e alternativos que podemos realizar agora, individual e comunal. A primeira e terceira sessões na Terra Viva!, a segunda e última na CasaViva, Sextas-feiras, às 22h00.

I. E depois do petróleo, quê? (Documentário)

O fim dos subúrbios de Gregory Greene (117′)

O primeiro documentário que estudou em profundidade os efeitos do pico do petróleo numa sociedade tão dependente da energia barata, como é a dos Estados Unidos e Canadá.
Desde a Segunda Guerra Mundial os norte-americanos investiram muito da sua recém-criada riqueza no subúrbio. O subúrbio prometeu uma sensação de acessibilidade, espaço, vida em família e ascensão social. À medida que a população do subúrbio explodiu nos últimos 50 anos, o mesmo aconteceu com o estilo de vida suburbano, que se tornou uma parte indissociável da consciência americana. O subúrbio, e todas as suas promessas, tornou-se o Sonho Americano.
Mas quando entramos no século XXI, a sustentabilidade deste estilo de vida começa a levantar sérias preocupações. Com uma honestidade brutal e um toque de ironia, The End of Suburbia explora o Estilo de Vida Americano e as suas perspectivas, à medida que o planeta se aproxima de um momento crítico, em que a procura global de combustíveis fósseis supera a oferta. O Pico Mundial do Petróleo e o inevitável declínio dos combustíveis fósseis está perante nós, argumentam neste documentário alguns cientistas e políticos.

Ano: 2004
País: EEUU
Idioma: Inglês
Legendas: Português

na CasaViva
Praça Marquês de Pombal, 167, no Porto
[email protected]
http://casa-viva.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here