Mães de Maio: lançamento do livro «Do Luto À Luta»

Ato público e lançamento do livro

MÃES DE MAIO, DO LUTO À LUTA 

12 de maio – 14 horas
no Sindicato dos Jornalistas
Rua Rego Freitas, 530 – sobreloja, em São Paulo

Mães que perderam seus filhos nos Crimes de Maio de 2006 em São Paulo contam sua trajetória em busca da verdade e da justiça.  Foram 493 mortos na semana do dia das Mães, 70% deles com idade entre 11 e 29 anos. Até hoje elas não têm resposta – muito menos justiça.

 

Car@s Amigos:

No dia 12 de Maio de 2006, há exatos 5 Anos, a vida de muitas de nós começava a mudar radicalmente: tivemos nossos filhos tirados do nosso convívio familiar violentamente por agentes do Estado Brasileiro e por Grupos de Extermínio ligados a ele durante os terríveis Crimes de Maio. O nosso movimento, de Mães, Familiares e Amig@s de vítimas do Estado, surgiria infelizmente a partir deste trágico episódio.

Ao completar 5 anos, é óbvio que não poderíamos deixar de lembrar nossos tão queridos filhos e filhas. Eles têm estado e seguirão Presentes conosco! Ontem, Hoje e Sempre!

Por ocasião do Aniversário dos 5 Anos dos Crimes de Maio, e da união com tantas outras lutas e movimentos contra o mesmo Genocídio, nós estamos vindo aqui convidar vocês para uma série de importantes atividades. Uma semana inteira repleta de Homenagens, Protestos, Lançamento de Livros, Exibição de Vídeo, Lutas e Poesias! 

Caso se interessem, vocês podem conferir a PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO BLOG: http://www.maesdemaio.blogspot.com

Agora, faremos uma ATIVIDADE ESPECIAL NA QUINTA-FEIRA (12/05), QUANDO SE COMPLETAM EXATOS 5 ANOS. 

Neste dia LANÇAREMOS O LIVRO “MÃES DE MAIO – DO LUTO À LUTA”, que estamos compartilhando com exclusividade para vocês, com antecedência, para que possam ler e conhecer o material antes das atividades do dia 12/05.

O LIVRO PODE SER BAIXADO POR VOCÊS NESTE LINK (EXCLUSIVO PARA IMPRENSA)http://www.sendspace.com/file/4b0whc 

Organizado pelas Mães de Maio e lançado por ocasião dos 5 Anos dos Crimes de Maio, o livro reúne textos de Mães e Familiares: Débora Maria (Mãe de Edson Rogério), Ednalva Santos (Mãe de Marcos), Vera de Freitas (Mãe de Mateus), Francisco Gomes (Pai de Paulo), Francilene Gomes (Irmã de Paulo), Ângela Moraes (Mãe de Murilo), Rita de Cássia (Mãe de Rogério) e Flávia Gonzaga (Mãe de Marcos Paulo). Reúne também Poesias de Escritores Periféricos: Sérgio Vaz (Cooperifa), Michel Yakini (Elo da Corrente), Sarau da Brasa, Marcelino Freire, Rodrigo Ciríaco (Cooperifa e Mesquiteiros), Poeta Dinha, Hélber Ladislau (Cooperifa), Rapper GOG (DF), Jairo Periafricania (Cooperifa) e Armando Santos (São Vicente-SP). E  reúne também Análises de Outros Parceiros: Rede Contra a Violência (RJ), Alípio Freire, Danilo Dara, Jan Rocha, Lio Nzumbi (Reaja-BA), Luiz Inácio (Fe junes-ES), Sérgio Sérvulo e Tatiana Merlino. As Ilustrações ficaram por conta do artista-parceiro Carlos Latuff (RJ), e o Projeto Gráfico sob assinatura da companheira-designer Silvana Martins (Sarau da Ademar). O livro foi apoiado e só poderia ter sido realizado com o importante apoio das compas jornalistas Ali Rocha, Maria FrÃ? e Rose Nogueira, além do apoio fundamental do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

No dia 12/05, faremos o Lançamento do Livro com uma COLETIVA DE IMPRENSA (NO SINDICATO DOS JORNALISTAS DE SÃO PAULO, a partir das 14hs), SEGUIDA DE UMA PEQUENA CAMINHADA E HOMENAGEM ECUMÊNICA A@S MORT@S DE MAIO DE 2006, NAS ESCADARIAS DA CATEDRAL DA PRAÇA DA SÉ (às 18hs).

Estão confirmadas as presenças, além de nós Mães de Maio, de Mães do RJ e do ES, de uma Abuela da Plaza de Mayo (Argentina), do Pe. Valdir da Pastoral Carcerária, de Juninho do Comitê Contra o Extermínio da Juventude Negra, além de diversas autoridades, parlamentares (como Dep. Fed. José Cândido, Dep. Fed. Ivan Valente, Dep. Fed. Paulo Teixeira etc).

MAIS INFORMAÇÕES: 13-8124-9643 ou 11-8708-7962

Aguardamos vocês nas atividades de toda a semana, especialmente nos dias 12 e 13!

MÃES DE MAIO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA


DIA 12/05, QUINTA-FEIRA – ATIVIDADES DOS “5 ANOS DOS CRIMES DE MAIO”, NO SINDICATO DOS JORNALISTAS DE SÃO PAULO
HORA: A partir das 14hs
LOCAL: SINDICATO DOS JORNALISTAS DE SP (Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja – Vila Buarque – Telefone: 3217-6299)

14:30hs – LANÇAMENTO DO LIVRO “DO LUTO À LUTA – MÃES DE MAIO” E COLETIVA DE IMPRENSA SOBRE OS “5 ANOS DOS CRIMES DE MAIO: 5 ANOS DE IMPUNIDADE”, COM A PRESENÇA DAS MÃES DE SP E DE SANTOS, REDE CONTRA VIOLÊNCIA (RJ), E DE UMA ABUELA DA PLAZA DE MAYO, ALÉM DE PE. VALDIR DA PASTORAL CARCERÁRIA, JUNINHO DO COMITÊ CONTRA O GENOCÍDIO NEGRO, ENTRE VÁRIAS OUTRAS GUERREIRAS E GUERREIROS

17:00hs – SAÍDA DA CAMINHADA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS ATÉ A PRAÇA DA SÉ (com Fotos, Cruzes e Bexigas Brancas em Homenagem às Vítimas de Maio de 2006)

18:00hs – ATO ECUMÊNICO E SIMBÓLICO NA ESCADARIA DA PÇA DA SÉ, EM HOMENAGEM A TOD@S MORT@S E DESAPARECID@S DOS CRIMES DE MAIO DE 2006

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here