Por Comando Central de Greve do SINTEPS

 

Carta à comunidade das ETECs e FATECs

do Centro Paula Souza

 

Os professores e funcionários das Escolas Técnicas (ETECs) e das Faculdades de Tecnologia (FATECs), do Centro Paula Souza (Ceeteps), comunicam à comunidade escolar que, após dois meses sem qualquer resposta do governo às nossas reivindicações salariais, não nos restou outro caminho senão a GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO.

Apesar da imensa propaganda que o governo faz do nosso trabalho, nossos salários são os menores do Brasil, poucos trabalhadores têm direito ao vale transporte; muito poucos têm direito ao vale alimentação (cujo valor é R$ 4,00 por dia); o governo descumpre a legislação e não implanta os serviços de Medicina e Segurança do Trabalho nas unidades, o que nos impede de convalescer com dignidade. Nossa política salarial é desrespeitada desde 1996 e, apesar dos ganhos judiciais, o governo faz ouvidos moucos e ignora nosso direito ao reajuste salarial anual.

Durante todo os anos de 2009 e de 2010, tentamos conversar com o governo, apresentando as reivindicações da categoria, mas não houve retorno. Com o novo governo, tentamos novamente e não houve nenhuma sinalização de diálogo.

A situação está insuportável. A categoria não titubeou e votou maciçamente pela GREVE.

Tanto como os demais trabalhadores do país, somos pais e mães e temos obrigações com as nossas famílias. Não é possível aguentar mais um ano sem recomposição das perdas salariais, que já ultrapassam a casa dos 58% para os professores e 71% para os funcionários.

A história nos mostra o caminho: nosso último reajuste salarial foi em 2005, em razão dos 80 DIAS de GREVE em 2004.

Queremos contar com o apoio de nossos alunos e de seus pais, que pagam impostos e sabem do nosso esforço para manter a qualidade do ensino nas ETECs e FATECs. Os indicadores educacionais do Ceeteps mostram que, mesmo aviltados pelo governo há anos, mantemos nosso compromisso com a sociedade paulista e honramos a função pública que exercemos.

Ainda sabemos que a intenção final do governo em relação ao Ceeteps é a sua privatização, através da desculpa de que o Estado não terá capacidade de gerenciar a enorme estrutura que ele próprio criou. Porém, defendemos a escola pública e sempre estaremos na luta pela manutenção da qualidade e da gratuidade do ensino, pela valorização dos profissionais da educação e, em especial, da educação profissional e tecnológica.

Somos profissionais e exigimos respeito!

São Paulo, maio de 2011.

Comando Central de Greve do SINTEPS (Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza)

9 COMENTÁRIOS

  1. Sou aluna da Etec de Itaquera e apoio a greve, pois os professores são muito dedicados, só que são muito mal remunerados, e o nosso governo salafrario só valoriza os professores em propagandas de televisão no horário político, pura falsidade.

  2. Sou favorável a greve, pois tenho visto o empenho dos meus professores e sei o quanto eles tem sofrido para estarem ali. ETEC GUAIANASES ( ALUNOS 3º DE ELETRONICA) juntos com vcs.

  3. Sou Aluna da Etec de Itaquera, formada no curso de adminitração e aluna do curso de Contabilidade 2º semestre/2011 e vejo os esforços destes profissionais que se dedicam de coração, mais dedicação de coração não paga as contas…eu apoio esta greve…

  4. Estou totalmente favoravel a essa greve ,sou aluno da Etec Ferraz de Vasconcelos e o sálario de um professor é uma vergonha nosso governo está fazendo propaganda enganosa na mídia

  5. Sou totalmente favorável a greve…pois é uma miséria o salário dos meus professores!
    O que eles ganham não paga nem um pedacinho do trabalho que exercem!
    Em um Brasil que só pensa em copa do mundo… Não é surpresa profissionais de tão grande importância se revoltarem!

    Etec de Guaianazes !

  6. Sou favorável que os professores tenha sim excelentes salários, mas eu tbem gostaria de os alunos nao fossem prejudicados com isso. Estudo na Etec de Osasco e os profesores daqui sao excelentes.
    Gostaria sim que tivessem mais respeito com os professores. O governo diz pela mídia que ele sao bem remunerados e que está tudo sob controle mais cade o controle?
    Quero que os professores sejam bem tratados como profissionais que sao, mais quero tbem que nós alunos nao venha ter a necessidade de repor aula.

  7. Nós professores agradecemos o apoio e entendimento ao nosso movimento, é uma pena que essa mídia vendida não tenha a mesma capacidade de assimilação. Vocês viram alguma nota, que seja, sobre as nossas reinvidicações e greve?!?!

  8. Sou a favor da greve deflagrada contra o reajuste proposto pelo governo de 11%, sendo que os professores receberiam com este reaujuste R$ 11,10 por hora/aula. Gostaria de saber qual foi o resultado da Assembléia de ontem (25/05). ETEC Diadema

  9. Sou a favor da grave. Nós bem sabemos o desinteresse do governo na educação. PRA QUE FORMAR CIDADÃO PENSANTES, QUE SABEM DE SEUS DIREITOS E EXIGEM SEUS DIREITOS, SEM SE ESQUECER DOS SEU DEVERES, QUAL É O INTERESSE DO GOVERNO FORMA UMA GERAÇÃO INTELIGENTE?????? Sou aluna da ETEC Parque Belem, inaugurada em ano passado, uma otimas escolas mas SEM PROFESSORES, somand meses sem professores foram quase um semenstre. O QUE ADIANTA CONSTRUIR MAIS ETEC’s SE NÂO HA PREOCUPAÇÂO COM A COISA MAIS IMPORTANTE – O PROFESSOR. O ensino tecnico deveria ser valorisado assim como os professores do ensino Tecnico..
    Renato Russo ja dizia:
    VAmos celebrar o Nosso descaso por educação
    e o voto dos analfabetos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here