No México há uma guerra. Não é só a guerra desastrosa contra o “crime organizado”, é a guerra contra o povo e suas lutas por uma vida com dignidade. É a guerra contra as pessoas que não concordam em ser continuamente espezinhados e tratadas como mercadoria ou como criminosas. Esta história se repete em muitas histórias de injustiça e impunidade. A perseguição e repressão é a forma como o governo, em todos os níveis, encara as pessoas que se organizam para defender suas terras e recursos.

No México, ser um defensor dos direitos humanos se tornou perigoso. Aqueles que trabalham em questões ambientais, os direitos das mulheres, os camponeses, os jornalistas, migrantes, indígenas, diariamente recebem ameaças à sua integridade física e psicológica e à das suas famílias, e cada dia a situação vai se tornando pior.

No México há muitos interesses econômicos, há uma luta para vender e possuir os seus recursos. O que dificulta os planos de poder e dinheiro, são as pessoas que defendem seu modo de vida e sua obra, as que vivem e cuidam dos seus recursos, suas terras, sua água.

Em Chiapas, é o caso, entre muitos outros, do companheiro Nathaniel Hernández, diretor de Centro de Direitos Humanos Digna Ochoa [*], com sede na cidade de Tonalá. O Centro tem acompanhado e trabalhado em conjunto com o Conselho Autônomo Regional da Zona Costeira de Chiapas. Aquele companheiro já foi preso por duas vezes, uma por acusações a nível estadual e outra por acusações federais. Fica clara a estratégia de perseguição contra o companheiro e a repressão contra as pessoas que se organizam e lutam. Atualmente, Nathaniel Hernández enfrenta cinco processos criminais, totalmente forjados, e que são mais uma prova de que no México não existe justiça e que a impunidade prevalece. Mas este companheiro não está sozinho, assim como não estão sozinhos os que defendem as pessoas e seus direitos a levantar a voz e a se organizarem.

Perante isto:

Juntamente com muitos colegas, irmãos, irmãs, companheir@s de todo o país e do mundo, vamos junto com o Centro de Direitos Humanos Digna Ochoa lançar a CAMPANHA NACIONAL E INTERNACIONAL contra o assédio judiciário e criminalização de DEFENSORES DE DIREITOS HUMANO E LUTADORES SOCIAIS NO MÉXICO, a partir do próximo 23 de junho de 2011.

Com os seguintes objetivos:

1. Pela justiça verdadeira e contra a perseguição, repressão e criminalização dos movimentos sociais.
2. Cassação da ameaça legal e dos julgamentos injustos contra lutadores e ativistas sociais e defensores comunitários dos Direitos Humanos.
3. Pelo respeito e defesa dos direitos humanos no México.
4. Cassação dos processos judiciários que o governo mexicano está desenvolvendo contra o companheiro Nathaniel.

Para isso:

Apelamos a todos e todas para assistirem à conferência de imprensa a ser realizada em San Cristóbal de las Casas, Chiapas, nesta quinta-feira, 23 junho, 2011, às 12 hrs.

Será realizada no Centro de Direitos Humanos das Mulheres de Chiapas, localizado na Rua Cerrada de Chapultepec # 8, col. Sector Salud (pela saída a Tuxtla, perto da Bodega Aurrera).

Terá a participação de integrantes do Conselho Autónoma Regional da Zona Costeira de Chiapas, centros de direitos humanos, organizações e coletovos.

Simultáneamente ocorrerão várias atividades de divulgação em várias cidades do estado de Chiapas, com panfletos e alto-falantes.

Propomos:

Convidar todos para se juntarem à proposta. Dentro das suas possibilidades, fazer uma informação comum e articulação para a divulgação.
Instalar mesas de informação para recolher assinaturas em apoio.
Preparar debates, encontros, reuniões, aos quais assistirão não só companheiro Nathaniel mas outr@s afetadas pela perseguição.
Articular as organizações internacionais e grupos de apoio.
Preparar manifestações e ações em várias partes do país.

Se eles tocam num de nós, estão mexendo com tod@s nós.

Conselho Autônomo Regional da Zona Costeira de Chiapas
Centro de Direitos Humanos Digna Ochoa

Presos políticos, Liberdade!

Site do Conselho Autônomo: http://consejoautonomo.wordpress.com
Site do Centro de Derechos Humanos Digna Ochoa: http://cdhdignaochoa.blogspot.com/
[*] Sobre a Digna Ochoa: http://es.wikipedia.org/wiki/Digna_Ochoa

1 COMENTÁRIO

  1. “PERIGOSO” DEFENDER OS DIREITOS HUMANOS NO MÉXICO, DENUNCIA O CENTRO DIGNA OCHOA. Hermann Bellinghausen. La Jornada 21/06/2011

    San Cristóbal de las Casas, Chiapas, 20 de junho. Em nosso país, a defesa dos direitos humanos é “um trabalho perigoso”, afirma o Centro de Direitos Humanos Digna Ochoa (CDHDO). “Os que trabalham em questões relacionadas com o meio ambiente, os direitos das mulheres, camponeses, jornalistas, migrantes e indígenas, recebem, diariamente, ameaças contra sua integridade física psicológica e a de suas famílias”. A situação “vai piorando dia após dia”.

    O centro, que atua na cidade costeira de Tonalá, anunciou hoje uma “campanha nacional e internacional contra a perseguição judicial e a criminalização de defensores e lutadores sociais no México”, que iniciará na próxima quinta-feira, dia 23. Reivindicou também o fim da perseguição contra o seu diretor, Nataniel Hernández Núñez, devida principalmente ao acompanhamento dos protestos do Conselho Regional Autônomo da Região Costeira, membro da Outra Campanha.

    No México – acrescenta o Centro – “há uma guerra”, não só “desastrosa” contra o crime organizado, mas também “contra o povo e suas lutas por uma vida digna; pessoas que não concordam em serem seguidamente pisoteadas e tratadas como mercadoria ou como delinqüente”. Repetem-se, então, as histórias de injustiça e impunidade. “A perseguição e a repressão são a forma pela qual o governo enfrenta os povos que se organizam para defender suas terras e recursos”.

    E acrescenta: “Há uma disputa para vender e possuir os recursos. O que estorva em seus planos pelo poder e o dinheiro são os povos que defendem a própria forma de vida e o seu trabalho, que vivem e cuidam dos recursos, terras e água”.

    Estratégia de perseguição contra Nataniel Hernández.

    Em Chiapas é o caso, “entre muitos outros”, de Nataniel Hernández, diretor do centro que tem acompanhado “os trabalhos e a luta do Conselho Autônomo Regional da Região Costeira”. Ele tem sido detido em duas ocasiões, “uma por acusações em nível estadual e a segunda por acusações em nível federal”. Isso revela “a estratégia de perseguição do companheiro e a repressão contra quem se organiza e luta”. Hernández Núñez enfrenta “mais de cinco processos penais todos manhosamente preparados sob ordens reservadas e contrárias ao direito, mais uma amostra de que no México a justiça não existe, o que prevalece é a impunidade”.

    Para demonstrar que “não está sozinho, assim como ninguém que levanta a voz e a organização na defesa de seu povo e de seus direitos”, junto a “companheiros e companheiras do país inteiro e do mundo”, o centro anuncia sua campanha nacional e internacional.

    Esta pedirá “o cancelamento da ameaça jurídica contra os lutadores sociais e os defensores comunitários de direitos humanos”, em particular o cancelamento dos processos jurídicos “que o governo mexicano tem contra o companheiro Nataniel, parte de uma estratégia para deter o trabalho de observação e acompanhamento do CDHDO”. Do mesmo modo, se pronunciará pelo respeito às garantias individuais e coletivas no México.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here