Diário da ocupação do Incra – Goiás

 

http://terralivre.org/wp-content/uploads/ocupa.jpg

Na madrugada do dia 27/06, cerca de 280 famílias organizadas pelos movimentos: Terra Livre, MLST e FETRAF ocuparam a superintendência regional do INCRA Goiás tendo como pauta a substituição imediata do atual superintendente (Rogério Arantes), a não aprovação do novo texto do código florestal pelo Senado e o veto da presidente Dilma, como também agilidade no processo de reforma agrária no Brasil e especialmente em Goiás.

Os movimentos elaboraram uma carta para as autoridades regionais e nacionais exigindo agilidade na indicação do novo superintendente para o órgão em Goiás, além de cobrar a não aprovação do novo texto do código florestal e agilidade no processo de reforma agrária. Também foi feito uma nota a imprensa informando sobre a ação.

Na parte da tarde as famílias receberam a visita e o apoio do deputado estadual Mauro Rubem (PT), também da CSP-Conlutas de Goiás do DCE- UFG e a assessoria da deputada federal Marina Santana (PT)

2º dia da Ocupação do INCRA

Começou com a presença da Deputada Federal Marina Santana (PT) que declarou apoio a ação e se comprometeu em levar a pauta de reivindicações dos movimentos para o presidente nacional do INCRA e para ministra de relações institucionais Ideli Salvati. Também durante todo o dia mais famílias foram se incorporando a ocupação e fortalecendo a luta dos movimentos. O clima na ocupação é de resistir até que as reivindicações sejam atendidas. A coordenação da ocupação decidiu convocar mais pessoas de acampamentos e assentamentos para somar a luta. Nesse sentido dois outros movimentos decidiram se incorporar a luta. O movimento de volta dos trabalhadores ao campo (MVTC) e o Movimento Brasileiro dos Trabalhadores Rurais (MBTR) decidiram se incorporar com mais 100 famílias.

As coordenações dos movimentos que estão ocupando o INCRA (Terra Livre, MLST e FETRAF) se reuniram para discutir e avaliar os dois dias da ação. Até o momento nossa ação tem sido vitoriosa por que fizemos de forma organizada e planejada.

Estudantes do curso de psicologia da UFG compareceram para dar o seu apoio e a proposta de fazer um curso de formação entre um grupo de estudantes da universidade e os movimentos sociais. A proposta foi aprovada e as coordenações dos movimentos colocaram a necessidade de fazer atividades de formação e culturais nas horas livres.

Na parte da tarde um canal de televisão compareceu a ocupação e fez uma reportagem interessante que com certeza irá ajudar no fortalecimento de nossa luta e furar o bloqueio da mídia. O dia foi encerrado com a projeção do filme Tempos Modernos.

A cada momento mais famílias tem chegado e se incorporado a ocupação, os movimentos não abriram mão da pauta apresentada e se as autoridades não derem retorno estamos dispostos a radicalizar nossa ação.

Assessoria de Comunicação da Ocupação

Contatos: (62) 84325826

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here