O INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de Goiás completa uma semana de ocupação pelos movimentos Terra Livre, MLST, FETRAF, MVTC, MBTR.

Segue abaixo a continuação do diário dessa luta, com os relatos de sexta, sábado e domingo (01, 02 e 03 de Julho de 2011):

Diário da ocupação do INCRA – Goiás: Sexta, sábado e Domingo.

Sexta-feira, 5º dia da Ocupação

O dia começou com uma assembléia geral para da informe sobre as questões encaminhadas até o momento, avaliação da ocupação, a organização interna, e os encaminhamentos para os próximos passos a serem tomados.

Brasília continua sem dar respostas à pauta apresentada pelos movimentos, por outro lado a cada momento o apoio à ocupação tem crescido. Zé Antonio da direção estadual da CUT – Goiás compareceu a ocupação para trazer o apoio da Central Única dos Trabalhadores.

As famílias continuam firme no seu objetivo tendo convicção do papel importante que essa ação terá para questão agrária no estado de Goiás nos próximos anos, por isso desocupar esta fora de cogitação, mesmo com as ameaças de reintegração de posse por parte da justiça federal.

Após a assembléia geral as coordenações dos movimentos que estão na ocupação foram para uma reunião do fórum estadual pela reforma agrária e justiça no campo para discutir a questão no INCRA como também o seminário sobre reforma agrária que será realizado pelo fórum em agosto.

Todos os movimentos que estavam presentes na reunião do fórum (CPT, CUT, ASSINCRA, FETAEG, MST, Terra Livre, MLST, FETRAF, MBTR, MVTC, e Mandato do Deputado Estadual Mauro Rubem (PT)). Declararam apoio a ocupação e falaram da importância dessa ação. Ao final o fórum deliberou por fazer uma nota de apoio aos movimentos que estão ocupando o INCRA e a pauta apresentada, essa nota será encaminhada para as autoridades nacionais e estaduais responsáveis pela reforma agrária em Goiás e no Brasil.

A tarde teve reunião da coordenação para fazer um balanço e avaliação da ação e discussão sobre os próximos passos a serem tomados.

A noite teve cinema com a exibição do filme “Dia de festa” documentário que mostra a historia de quatro companheiras da direção do movimento sem teto de São Paulo sobre uma jornada de ocupação realizada no ano de 2004. O filme foi bastante elogiado e discutido pela turma que perceberam a semelhança de nossa luta com a luta urbana.

Agenda para o final de semana: Hoje tem!

A partir de sábado começará uma serie de atividades de formação política e cultural na ocupação, convidamos as organizações parceiras a comparecerem e colaborar na organização e realização das mesmas.

14h00- Atividades de formação com estudantes da universidade federal de Goiás – UFG: Conhecer a realidade de uma ocupação, a organização e historia dos movimentos presentes e a pauta de reivindicação. Logo após roda de diálogo sobre a conjuntura atual de criminalização das lutas dos movimentos sociais.

19h00- Mostra de cinema, exibição do filme “Tapete vermelho” e debate em seguida.

22h00- Forró Cultural.

Sábado, 6º dia da ocupação

As famílias acordaram no sábado com a noticia da liberação da liminar de reintegração de posse do órgão por parte da justiça federal, no entanto essa noticia não abalou as famílias já que todos tem convicção de sua missão, isto é, só desocupar a superintendência quando a pauta dos movimentos for atendida pelas autoridades.

No sábado pela manhã aconteceu uma ciranda com as crianças que estão na ocupação, às crianças se divertiram muito desenhando e pintando.

Na parte da tarde um grupo de estudantes da Universidade Federal de Goiás participaram de uma roda de dialogo com as famílias acampadas no INCRA. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a historia dos movimentos que fazem parte dessa ação, sua organização e as pautas de reinvindicações da ocupação.

Também foi feito um dialogo sobre a conjuntura atual de criminalização dos movimentos sociais, abordando a crise mundial e seus efeitos no Brasil como o corte no orçamento de 50 bilhões sobre tudo das áreas como educação, saúde e reforma agraria. Como também a aprovação na câmara do novo texto do código florestal e a violência no campo.

Os estudantes fizeram vários questionamentos sobre a organização e luta dos movimentos sociais, e mostraram disposição e solidariedade com a luta dos movimentos sociais na luta pela reforma agraria.

A atividade contou com um momento cultural com algumas modas de viola, um gostoso lanche e por fim uma partida de futebol entre os Estudantes X Sem terras.

À noite as famílias assistiram a o filme “Tapete Vermelho”, o mesmo conseguiu tirar boas gargalhadas do público e também muita reflexão, assim como muita emoção, após a exibição do filme a companheira Ana Lucia do Centro Cultural Eldorado dos Carajás fez um dialogo com as famílias sobre a mensagem do filme.

Para fechar à noite as famílias ainda tiveram animo para dançar forró madrugada adentro.

Domingo, 7º dia da ocupação

O dia de domingo foi marcado por muitas reuniões das coordenações e reuniões gerais dos movimentos para articular a próxima semana, dês da mobilização de mais companheiros para se somar a luta, como tirar estratégias para que as autoridades saiam do campo das promessas e comecem de fato a atender nossas pautas.

A noite vários companheiros começaram a chegar, e entre segunda e terça a ideia é que o numero de famílias ocupando o INCRA dobre. Essa semana será de extrema importância para que as pautas apresentadas pelos movimentos sejam atendidas, mesmo com uma liminar de reintegração de posse os movimentos e as famílias não se intimidarão, e se necessário for resistiremos à desocupação. Mais não nos calaram e nem nos intimidaram.

Assessoria de Comunicação da Ocupação (Terra Livre, MLST, FETRAF, MVTC, MBTR)

Contato: (62)84325826

Informações: www.terralivre.org  <http://www.terralivre.org>

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here