TUSP: Mostra Militância Teatral na Periferia


cartaz-1

A arte produzida na periferia de São Paulo abrange diversas linguagens (artes plásticas e visuais, dança, literatura, música, teatro) e se impõe como espelho da realidade contemporânea. No movimento, que se expande dia a dia, o teatro tem especial relevo, tanto por sua natureza coletiva, quanto pela sua capacidade estimuladora e aglutinadora de outras áreas expressivas.

A mostra Militância Teatral na Periferia propõe justamente a inclusão do centro neste que é um dos mais corajosos movimentos teatrais paulistanos dos últimos tempos. Com curadoria de Sebastião Milaré, a mostra traz sete grupos, provenientes de diversos bairros da periferia de São Paulo, que ocuparão o TUSP de 7 a 31 de julho. Além de apresentações de seus espetáculos, foram organizadas mesas e debates com os participantes, assim como a exibição de documentários sobre os grupos.

Os eventos e espetáculos são gratuitos e acontecem de quarta a domingo.
Confira a programação completa abaixo.

Mais informações: (11) 3123-5233

Dia 07

19h – Abertura oficial e apresentação do vídeo documentário “Pulsações Periféricas” – segundo programa da primeira temporada da série Teatro e Circunstância, realizada pelo SESCTV, com direção de Amilcar Claro e curadoria e roteiro de Sebastião Milaré.
20h – Mesa “Dramaturgia”, com a participação de Adaílton Alves (Buraco d´Oráculo); Fábio Resende (Brava Companhia); Luiz Carlos Moreira (Engenho Teatral). Mediação de Ana Roxo.

Dias 08 e 09

20h – “Insônias de Antônio”, de Danilo Monteiro, Júlia Saragoça e Luciano Carvalho. Direção de Danilo Monteiro. Com o grupo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes.

Dia 10

19h – Mesa “O Espaço Teatral”, primeira parte, depoimento do grupo Dolores Boca Aberta; Segunda parte, apresentação do documentário Pólen, Pólis, Política, criação coletiva do grupo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes. Terceira parte, debate sobre a transformação de áreas urbanas em “espaços teatrais”, com o grupo Dolores Boca Aberta e Paulo Carvalho Júnior, do Grupo Pombas Urbanas, mediação de Amauri Falseti, da Cia. Paidéia de Teatro.

Dia 13

20h – Mesa “Depoimentos” com o Engenho Teatral e Trupe Artemanha de Investigação Urbana.

Dias 14 e 15

20 h – “Pequenas histórias que à História não contam”, dramaturgia e direção de Luiz Carlos Moreira. Com o Engenho Teatral.

Dias 16 e 17

Dia 16 às 20h e dia 17 às 19h – “Brasil, quem foi que te pariu?”, dramaturgia e direção de Luciano Santiago, criação coletiva da Trupe Artemanha de Investigação Urbana.

Dia 20

20h – Documentário “Histórias de um Ser TÃO Ser”, realização do Buraco D`Oráculo e Lona Preta.
Mesa “Depoimentos” com Buraco d´Oráculo e Brava Companhia.

Dia 21

20h – “A farsa do bom enganador”, inspirada em “A farsa do mestre Pathelin”, de autor anônimo (séc. XV). Adaptação e direção de Atílio Garret. Com o grupo Buraco d´Oráculo.

Dia 22

20h – “Ser TÃO Ser – narrativas da outra margem”. Texto em processo colaborativo do grupo. Direção de Adaílton Alves. Com o grupo Buraco d´Oráculo.

Dias 23 e 24

Dia 23 às 20h e dia 24 às 19h – “A brava”, dramaturgia do Grupo. Direção de Fábio Resende. Com a Brava Companhia.

Dia 27

19 h – Apresentação dos documentários “El Quijote”, da Rede Latino Americana de Teatro em Comunidade; “3º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo”, direção de Fernando Mastrocola; “Hip Hop na Cozinha do Clariô”, direção de Zinho Trindade.
20h15 – Mesa “Depoimentos” com o Grupo Clariô e Pombas Urbanas.

Dias 28 e 29

20h – “Hospital da Gente”, de Marcelino Freire. Direção de Mário Pazini. Com o Grupo Clariô de Teatro.

Dia 30

20h – “Histórias para serem contadas”, de Osvaldo Dragún. Direção de Hugo Villavicencio. Com o grupo Pombas Urbanas.

Dia 31

19h – “Mingau de concreto”, de Lino Rojas. Direção de Marcelo Palmares e Paulo Carvalho Jr. Com o grupo Pombas Urbanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here