Segue o relato do oitavo dia da ocupação do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de Goiás. A ocupação é organizada pelos movimentos Terra Livre, MLST, Fetraf, MVTC e MBTR.

Diário da Ocupação do INCRA – Goiás: 8º Dia da ocupação

Vitória dos movimentos: Primeiro ponto de pauta é atendido, presidente nacional do INCRA divulga nome do novo superintendente do órgão em Goiás.

O oitavo dia da ocupação da superintendência regional do INCRA em Goiás foi de renovação de força e energia para as famílias que estão ocupando o órgão, por um lado a chegada de novos companheiros alegrou quem já esta a mais de uma semana na luta, por outro lado o anuncio por parte do presidente nacional do INCRA o senhor Celso Lacerda de que já foi decidido o nome do novo superintendente do INCRA Goiás animou o pessoal.

No entanto as famílias não tem ilusão, sabem da importância dessa decisão já que esse era o primeiro ponto da pauta dos movimentos, e o encaminhamento desse abriria a possibilidade de negociar os outros. Mas até o momento não foi oficializado o nome no diário oficial da união, por tanto pode haver mudanças.

O nome divulgado pelo presidente do INCRA é do Alagoano Jorge Tadeu, que é servidor do INCRA de Sergipe desde 1978, ocupando vários cargos de chefia naquela superintendência e em 2008 passa então a ocupar o cargo de superintendente regional. Por tanto um quadro com capacidade técnico – operativo, politico e de dialogo com os movimentos sociais. Totalmente ao contrario do atual superintendente do INCRA de Goiás.

Escola na ocupação do INCRA

A educação no e do campo é uma bandeira dos movimentos sociais que chegaram à conclusão que não basta apenas se conquistar a terra, e nesse sentido então esta colocada a importância da educação no e do campo para que os acampados e assentados na luta pela reforma agrária tenham condição de ali permanecer e possa se educar para contribuir com a luta.

Mesmo que nos últimos anos, sobre tudo no governo Lula várias escolas no campo tenham sido fechadas, o programa nacional de educação na reforma agrária (PRONERA), veio se consolidando e de programa de governo passou a ser lei. No entanto ao mesmo tempo os recursos destinados para o programa foram cortados.

Desde 2008 os movimentos discutem com o INCRA a implantação do curso de escolarização de 1º a 4º via PRONERA, mais até o momento tem ficado só na promessa. Enquanto isso centenas de trabalhadores camponeses estão sem o direito de estudar.

Para protestar contra essa morosidade os movimentos que estão ocupando o INCRA organizaram uma sala de aula improvisada na entrada do INCRA de alfabetização e escolarização. As aulas continuarão enquanto a ocupação continuar.

Mostra de cinema

A noite foi exibido o filme “Tropa de Elite 2”, pelo Centro Cultural Eldorado dos Carajás, após a exibição do filme a companheira Ana Lucia fez um dialogo com o público sobre as questões abordadas no filme. A companheira colocou que enquanto os produtores das drogas ilícitas não forem presos e punidos o trafico não acabará. Quem tem sido preso e criminalizado tem sido a juventude negra e pobre das periferias.

Assessoria de Comunicação da Ocupação (Terra Livre, MLST, FETRAF, MVTC, MBTR)

Contatos: (62)84325826

Informações: www.terralivre.org | [email protected] <[email protected]>

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here