Cine Bijou: «Cinema e Memória»

O Projeto Cine Bijou – Cinema e Memória retoma suas atividades a partir do próximo sábado (03/09). 

bijou

Permanecemos com o propósito de consolidar um novo espaço e novas formas de linguagens – efetivamente comunicativas – para tratar de um assunto tão importante quanto pouco preservado criticamente e/ou difundido democraticamente: nossa Cidade, nossa Cultura, e nossa História. Criando desta maneira efetivas pontes entre os participantes diretos ou indiretos de um passado histórico tão importante, com jovens atuais interessados no nosso passado cultural e político, tão presentes. Da mesma forma em relação a espaços históricos desta cidade que vivemos, dos quais devemos nos apropriar histórica e simbolicamente, como no caso da Praça Roosevelt e do antigo “Cine Bijou”, atual Teatro Studio 184, e tantos outros.

 

Assim, estamos certos de que nosso projeto poderá seguir contribuindo – e muito! – para as iniciativas artísticas e culturais feitas pelos jovens dos dias de hoje, ajudando-nos a refletir sobre nossas práticas, nossos processos criativos e simbólicos, bem como em propostas de intervenção na cena cultural e política da cidade.

 

Para a concretização desse propósito, contamos com sua presença!

 

A primeira sessão será dia 03 de setembro de 2011, às 15 horas, com exibição dos filmes Cinema Paradiso, direção: Giuseppe Tornatore – 123 min. – 1988 e Chá Verde e Arroz – Direção: Olga Futemma – 11 min. – 1989.  Após os filmes, haverá debate sobre a importância dos cinemas na formação cultural da cidade de São Paulo, com Olga Futemma, diretora da Cinemateca de São Paulo.

 

LOCAL: Teatro Studio 184, Pça Roosevelt, 184 – Centro


REALIZAÇÃO: a Ponte, Núcleo Memória, Teatro Studio 184 e Sarau da Ademar


CONTATOS: [email protected] / 8460-3200 (c/ Alessandra), 8216-1889 (c/Ane), 8708-7962 (c/ Danilo), ou 8911-7917 (c/Silvana)




“Cine Bijou – Cinema e Memória”
O Cine Bijou, para quem não o conheceu, foi um dos mais importantes cinemas da cidade de São Paulo. Ficava na Praça Roosevelt e, durante quase todo o período da Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1989) cumpriu um inesquecível papel de resistência simbólica e artística: ali foram exibidos inúmeros filmes críticos e independentes. Fechado no final dos anos 1980 e correndo o risco de ter sua história esquecida ou pouco discutida, seu espaço, no entanto, não deixou de abrigar a arte de resistência, tendo uma de suas salas (a antiga Sérgio Cardoso) se tornado a sede do grupo de teatro dirigido pela militante socialista Dulce Muniz.
Foi juntando a força do significado histórico do Cine Bijou com a garra de militantes que resistiram contra a ditadura (como a Dulce e os companheiros do Núcleo Memória), e de jovens militantes de hoje, que nasceu a idéia de “reativar” o Cine Bijou.
No ano passado (2010) demos início a um projeto (que entendemos importante) de preservação crítica da memória: CINE BIJOU – Cinema e Memória. A idéia tem sido resgatar e reocupar, quinzenalmente, sua antiga Sala Sérgio Cardoso por meio do próprio Cinema, do Teatro e de Debates, buscando refletir sobre o Passado e o Presente. Nossa proposta será, por meio de alguns destes filmes – casados a produções atuais, refletir e discutir sobre as tarefas indispensáveis para a construção e aprofundamento democrático em nosso país. A nossa democracia ainda é extremamente frágil e restrita, e o grande desafio que enfrentamos é a sua consolidação e ampliação.
Tendo consciência desta grande fragilidade e se posicionando contrariamente a todos aqueles que, no período democrático, seguem criminalizando e reprimindo os trabalhadores e as trabalhadoras pobres (sobretudo jovens moradores da periferia, mas também a população pobre moradora ou frequentadora do Centro de São Paulo, vítimas do processo de “revitalização” e “higienização” do Centro), o coletivo do projeto Cine Bijou se propõe a (re)ocupar um espaço no Centro exatamente com as pessoas e com as idéias discriminadas por esta lógica autoritária, bastante presente nos nosso dias.
Assim, o Cine Bijou – Cinema e Memória realizará quinzenalmente – sempre aos sábados, às 14hs – atividades gratuitas na antiga Sala Sérgio Cardoso do Bijou (atual Teatro Studio 184).
Tendo como eixo o Cinema e sua discussão, apresentaremos também pequenas intervenções em outras linguagens: teatro, música, artes plásticas, etc.
Desta maneira, entendemos que possamos enfrentar o que consideramos dois importantes aspectos da construção democrática ora em curso: por um lado, fortalecer a preservação e difusão da nossa Memória Cultural e Política da resistência; por outro, ampliar o acesso a essa memória e aos bens culturais atraindo, sobretudo, a participação de adolescentes e de jovens trabalhadores pobres que moram ou freqüentam a região do Centro Velho da cidade de São Paulo. Vale destacar, dentre estes grupos, a importância que damos a coletivos periféricos das mais variadas formas de resistência, dentre os quais está o pessoal do Sarau da Ademar – coletivo de jovens poetas e artistas da Cidade Ademar, que soma desde o início do projeto.
Paralelamente – e até para que possamos cumprir com êxito as tarefas que nos propomos – faz parte do nosso projeto a construção de um espaço capaz de atrair e aglutinar jovens artistas, pesquisadores, historiadores e estudiosos das várias áreas do saber, lado a lado com as gerações que viveram e resistiram nesses diversos campos, durante a ditadura.
Deste modo, o Cine Bijou, que desempenhou um importante papel na formação dessas gerações que resistiram nos anos 1960, 1970 e 1980, retoma por meio deste projeto o seu papel junto às novas gerações que, neste início do século 21 estejam interessadas na consolidação e ampliação da democracia em nosso país.
CINE BIJOU – CINEMA E MEMÓRIA
LOCAL: Teatro Studio 184, Pça Roosevelt, 184 – Centro
PRINCIPAIS AÇÕES: Resgatar e atualizar a memória de um antigo espaço cultural de resistência de nossa cidade (o Cine Bijou), extremamente importante durante a ditadura civil-militar, realizando, em uma de suas antigas salas (a sala Sérgio Cardoso), exibições de filmes, intervenções teatrais e debates entre militantes do período e jovens ativistas sociais de hoje em dia, de modo a fortalecer a discussão em torno do direito à Memória, à Verdade e à Justiça, bem como a reflexão acerca da Cidade e da Sociedade em que vivemos.
LOCAL: Teatro Studio 184, Pça Roosevelt, 184 – Centro


REALIZAÇÃO: a Ponte, Núcleo Memória, Teatro Studio 184 e Sarau da Ademar


CONTATOS: [email protected] / 8460-3200 (c/ Alessandra), 8216-1889 (c/Ane), 8708-7962 (c/ Danilo), ou 8911-7917 (c/Silvana)




Você entra
hoje
de terno
e gravata
no Cine Bijou
à procura
da eterna
bravata
do I love you
e se senta
erecto
e circunspecto
sem perceber
que a poltrona
se assenta
– ancestral –
em plena zona
central
dos anos
sessenta.
Ninguém mais
se lembra
nestas alturas
das barbas
sandálias
posturas
politizadas
de quem trocava
os valores
dos pais
por outros amores
de desconforto:
utopias
especializadas
na raiz
do aborto
insuspeitado
de um novo
país.
(trecho de poema de Minás Kuyumjian Neto sobre o Cine Bijou)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here