Por Passa Palavra e Rede Extremo Sul

Sem infra-estrutura mínima ou adequada e sem licença para permanecerem em seus espaços de trabalho e funcionamento, as cooperativas de catadores de recicláveis da Granja Julieta, Cooperpac e Sempre Verde organizaram uma manifestação nesta terça-feira (20), em frente à Secretaria Municipal de Serviços de São Paulo-SP, localizada à rua Libero Badaró, com o intuito de exigir o cumprimento das promessas feitas pela prefeitura de legalizar e solucionar os problemas enfrentados pelos catadores.

Apesar de algumas reuniões realizadas entre as cooperativas e a Secretaria de Serviços da prefeitura, das quais participou o próprio prefeito Gilberto Kassab, as ações praticadas pelos órgãos municipais contradizem os compromissos que eles mesmos firmaram. Obviamente, que atitudes como essas já são velhas conhecidas da população. Dessa vez, trata-se da promessa de um galpão que o prefeito, em pessoa, como se pode ver no vídeo abaixo, havia feito aos catadores da Granja Julieta, que desde 2003 trabalhavam em sua sede, na avenida Alceu Maynardi Araújo, região nobre de São Paulo, mas foram expulsos criminosamente por conta de um incêndio no local em 2008.

Apesar de terem conseguido se reerguer em outra instalação nas imediações, o espaço não possuía condições de funcionamento adequado nem para a vizinhança nem para os próprios trabalhadores, que ainda esperavam o retorno ao antigo terreno, conforme o acordo com a prefeitura. No entanto, o estopim para a manifestação de hoje foi o decreto recente de Kassab colocando à venda o antigo terreno da av. Alceu Maynardi, minando, assim, a volta dos trabalhadores a um terreno reivindicado por eles e prometido pelo prefeito.

Na manifestação de hoje, os catadores exigiam conversar com o secretário de serviços, Drauzio Barreto, para que ele os apresentasse uma solução e um novo destino para essa cooperativa. Além disso, a Sempre Verde, cooperativa do Jabaquara, também buscava uma solução para o seu caso, já que recebeu uma ordem de despejo do pequeno terreno em que estava funcionando provisoriamente, restando apenas 5 dias para deixarem o local. A Cooperpac, por sua vez, localizada na região do Grajaú, está há vários meses esperando um caminhão, também prometido pela prefeitura, para conseguirem viabilizar seu trabalho.

As três cooperativas, ao lado de outras solidárias à luta — como a Coopamare e a Cooperativa do Glicério — e de movimentos sociais e outras organizações — como o Movimento Nacional dos Catadores, Movimento de População de Rua, Rede de Comunidades do Extremo Sul, Movimento Negro Unificado, Organização Popular Aymberê e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP –, demonstraram que estão organizados e vão continuar lutando para conseguirem condições dignas de trabalho e de vida.

Depois de muita pressão, representantes das coopertativas foram recebidos por um secretário do Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb), que lhes falou sobre possíveis novos locais para os galpões. Porém, a comissão das cooperativas exigiu que se consolidasse uma proposta até sexta-feira desta semana.

Enquanto isso, para terça-feira que vem, dia 27, já está marcada nova manifestação das cooperativas, na praça do Patriarca, a partir das 14h.

046

049

040

054

053

São Paulo: Cidade Limpa dos Pobres – Kassab coloca catadores à venda

O vídeo feito pela Rede de Comunidades do Extremo Sul relata o processo de luta da Cooperativa de Catadores da Granja Julieta, que está sofrendo sucessivos ataques por parte da prefeitura de São Paulo. O prefeito Gilberto Kassab criou uma lei que coloca à venda o antigo terreno da cooperativa (incendiada, criminosamente, em 2008), além das constantes ameaças de despejo. As imagens, porém, mostram o mesmo Kassab, há dois anos, fazendo promessas junto aos catadores da Granja Julieta. O contraste entre as promessas do prefeito, suas ações e projetos, como ‘Cidade Limpa’ ou ‘Mananciais’, demonstram a quem serve, de fato, a revitalização da cidade.

4 COMENTÁRIOS

  1. Passa o tempo, muda-se as cidades e as políticas urbanas seguem as mesmas, todas norteadas pelo higienismo social.
    E a luta dos catadores representa a luta pelo direito a cidade, e traz a tona a verdade que as prefeituras municipais camuflam em discursos hipócritas, cheios de promessas, verdade essa que as políticas urbanas, fazem de tudo para que pessoas que não se enquadram no padrão de beleza, ou seja, consumista, sumam da vista de todos. Assim, tentam estabelecer um mundo ideal de iguais, mesmo que os diferentes sejam pisoteados. E chamam isso de democracia!

    Aquele abraço
    Rodrigo

  2. E ainda usam o bordao ´sustentabilidade´ q deveria, como pensado na Rio92, equilibrar o social, o economico e o ambiental, qdo na pratica apenas o $$$ é o importante, enqto as pessoas e o meio ambiente q se f*?!
    ´Que é roubar um banco em comparação com fundar um banco?´ Bertolt Brecht, poeta e dramaturgo alemão (1898-1956).
    Paulo

  3. Que absurdo!

    Atos criminosos, não há investigações e o pior, tudo coordenado pelo Governo.

    Estamos falando de pessoas dignas, com trabalo muito mais que honrado, além de ser totalmente sustentável!

    Isso tudo vale MUITO e não pode ficar assim! São valores que nenhum dinheiro ou interesse político podem comprar!

    Eu já passei de ônibus pela Cooperativa da Granja, mas nunca imaginei o que se passou naquele terreno vazio!

    Precisamos limpar este país dessa corja política! Precisamos acordar e agir!

    Rápido!

  4. *Luta e resposta da Prefeitura*

    *Depois de duas semanas de pressão, e dos dois protestos, um na Secretaria
    Municipal de Serviços, e outro na Prefeitura de São Paulo, a Limpurb se
    comprometeu a regularizar a situação da Cooperativa Sempre Verde, e a
    Cooperativa da Granja Julieta já está preparando a mudança para um galpão
    que foi alugado pela Prefeitura, e está sendo reformado para abrigar a
    Cooperativa até que ela possa ir para um local definitivo (segundo a
    Prefeitura, a reforma desse galpão será concluída em até 30 dias). Em
    relação à Cooperpac, a Secretaria de Serviços se comprometeu em enviar mais
    dois caminhões e uma esteira, para melhorar as condições de trabalho dessa
    cooperativa.*

    *Aparentemente, as lutas deram alguns resultados importantes, mas vamos ver
    se esses compromissos vão mesmo se concretizar. De todo modo, foi mais um
    passo numa longa caminhada, que está muito longe de terminar.*

    *Veja abaixo uma montagem de fotografias das lutas, feita por camaradas da
    Granja Julieta, em seu primeiro exercício de edição.*

    ***Criar, criar, poder popular!*

    *Para ver o video, acesse:
    http://redeextremosul.wordpress.com/2011/10/09/luta-das-cooperativas/*

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here